Anchor Deezer Spotify

Município de condado: Cidade surgiu por causa da seca

Município de condado: Cidade surgiu por causa da seca

Com a construção do Açude Engenheiro Arcoverde, em 1932, são erguidas as primeiras casas, ao lado da barragem

A origem do povoado de Condado, localizado no Sertão paraibano, se deu em 1932 e a história da cidade se confunde com o início da construção do Açude Engenheiro Arcoverde, também naquele ano. O trabalho, feito pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), durou cerca de cinco anos.A finalidade inicial era combater os efeitos das secas periódicas e das chuvas escassas. Porém, o açude se tornou muito mais importante, abastecendo, até hoje, as cidades de Condado e Malta, servindo como base de irrigação do Perímetro Irrigado e como reservatório de vários tipos de peixes, garantindo renda para muitas famílias do município.

Junto com a construção do açude, começaram a ser erguidas algumas casas ao lado da barragem. Mais tarde, o espaço passou a ser chamado de Rua Velha e, em seguida, Rua da Residência, quando muitas casas residenciais foram edificadas. Os primeiros moradores do povoado de Condado foram Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisco Formiga. A emancipação política foi em 18 de dezembro de 1961.

A construção da barragem, de acordo com informações da Prefeitura de Condado, atraiu muita gente de cidades vizinhas à procura de emprego. Cerca de três mil operários atuavam no trabalho. Porém, em 1934, uma grande enchente quase causou o arrombamento da barragem e foi preciso mobilizar um grande número de pessoas para evitar o transbordamento.

No povoado, a cultura irrigada começou a se desenvolver com o plantio de produtos como tomate, verduras, frutas diversas, que ajudaram a alavancar a economia local. Além das casas, começaram a ser construídos prédios comerciais dando origem a uma nova rua. Ali passou a ser o Centro da Povoação, onde era realizada a feira livre. O espaço também ganhou uma capela. A Paróquia de Condado foi criada em 2 de fevereiro de 1995. A primeira missa aconteceu após a fundação do povoado e foi celebrada pelo padre Valeriano Pereira de Sousa, da Paróquia de Pombal.

As principais atividades econômicas estão ligadas à agricultura e pecuária. Há também a confecção de produtos derivados da carnaúba, como vassouras e chapéus. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos e ovinos. A economia do município de Condado é baseada predominantemente em atividades do setor primário. A cidade conta ainda com uma pequena parcela do serviço público, federal, estadual e municipal.

“O município de Condado tem como ponto muito forte em sua economia a agricultura, a pecuária e a pesca. Isso se caracteriza pelo fato de termos um perímetro irrigado muito fértil e temos também uma fonte de riqueza que ajuda no fortalecimento dessas três áreas, que é o nosso Açude Engenheiro Arcoverde. Nossa intenção é incentivar as famílias que têm como fonte de renda essas atividades, valorizando assim a economia local, aumentando o rendimento das famílias e movimentando outros setores econômicos do nosso município”, declarou o prefeito de Condado, Marcelo Bezerra.

A primeira escola pública de Condado foi fundada com o nome de Escola Redimentar de Condado, em 1938. Era destinada à alfabetização dos adolescentes que trabaCom a construção do Açude Engenheiro Arcoverde, em 1932, são erguidas as primeiras casas, ao lado da barragem Cidade surgiu por causa da seca município de condado A economia é baseada predominantemente no setor primário; as principais atividades econômicas estão ligadas à agricultura e pecuária Lucilene Meireles lucilenemeireles@epc.pb.gov.br lhavam no posto agrícola. Em 1954 foi fundado o Grupo Escolar Doutor José Ferreira de Queiroga. Atualmente o sistema educacional é composto por duas escolas da rede estadual e 13 escolas da rede municipal de ensino. Recentemente, a cidade ganhou o Ginásio Bom de Bola, uma obra da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan).

Não há famosos entre os filhos ilustres da cidade, Joãozinho do Acordeon; Chiquinho dos Correios;Professor Alcides; Professor Gilson; Carlos Nilton da Cagepa; Ex-prefeito Caio Paixão; Paulo de Ornilo; Dr. Almir. O primeiro prefeito constitucional de Condado foi José Mauricio de Lima Cajuaz.

Períodos festivos

Embora o município de Condado não tenha o turismo como um de seus pontos fortes, a cidade possui pontos turísticos que atraem visitantes nos períodos festivos. Os principais atrativos são o Açude Engenheiro Arcoverde, a Praça Central Antônio de Sá Leite, o Dnocs e a Praça de Eventos.

“Nessa época de festas, vem muito turista para Condado de todo o Brasil, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. No final do ano também vem bastante gente de fora”, declarou ele, que trabalha como guia desde 2012. Para Glauco, 2019 foi o melhor ano em relação ao turismo, com uma parada nos últimos dois anos por conta da pandemia.

As principais festas da cidade são o Carnaval, que acontece desde o ano de 1932, à época, na antiga Rua Velha. Em seguida, as festas juninas, que começaram a ter destaque em 1940, com o primeiro casamento matuto na noite de São João, na casa de João Rodrigues. O primeiro São Pedro de rua aconteceu em 1969. A partir de 1989, foi construído o Pactue, no município. São Sebastião é outra festa religiosa que teve início em 1940.

Mais sobre a cidade

Com uma área total de 375,4 quilômetros e população de 6.499 habitantes, o município de Condado faz limites com Catingueira, Malta, Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho e Paulista. Condado faz parte da Microrregião de Sousa.

Situado no Polígono das Secas, o município de Condado possui clima quente e úmido com chuvas de verão e outono. A distribuição das chuvas durante o ano é irregular com 78% de seu total concentrando-se em quatro meses. A vegetação predominante é a caatinga, e a temperatura média anual fica entre 26 e 27 graus. O relevo é ondulado, com declive mais elevado no Serrote Comprido, Serras da Esperança, Rio de Janeiro, José Pereira, Serrote do Poldrinho, Serras Vermelha, dos Miguéis e dos Pilões.

O município de Condado está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas. Os principais cursos d’água são os riachos da Caiçara, Pau Branco, Morcego, da Furna, São Francisco, São Vicente, dos Borges, do Cipó, Pedra d’ Água, Manuela, Macapé, do Juá, das Assentadas, e os córregos Covão e CatoIé. O principal corpo de acumulação é o Açude Engenheiro Arcoverde com capacidade para 35 mil metros cúbicos. Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico, ou seja, caracterizado por uma grande quantidade de afluentes e subafluentes.