Anchor Deezer Spotify

Lagoa de Dentro: Artesanato e turismo geram emprego e renda

Lagoa de Dentro: Artesanato e turismo geram emprego e renda

O principal cartão postal do município de Lagoa de Dentro é sua bela lagoa que, inclusive, deu origem ao nome da cidade. Mas os destaques da cidade, que tem um povo acolhedor, são o artesanato, o turismo ecológico, o turismo religioso e a cultura do abacaxi. Esses três segmentos são as principais fontes de renda de centenas de famílias. Por outro lado, a produção do abacaxi, segundo informações do agricultor Antônio Vicente, continua sendo, há anos, uma das maiores do Brejo.

Festejos juninos

Lagoa de Dentro está inserida no projeto Arraiá do Interior, que, este ano, após dois anos de interrupção por causa da pandemia da Covid-19, promete agitar e levar muita diversão para as regiões do Vale do Mamanguape e Brejo da Paraíba, com bandas de forró nacionais e locais. Os festejos do Arraiá do Interior terão início no dia 10 de junho e se estenderão até o dia 30 de julho, com festas todos os finais de semana em cinco municípios: além de Lagoa de Dentro, Duas Estradas, Pedro Régis, Serra da Raiz ,Jacaraú. A estimativa é que o evento atraia cerca de 15 mil pessoas nos finais de semana em cada um dos municípios envolvidos no projeto.

De acordo com o prefeito de Lagoa de Dentro, José Pedro da Silva, mais conhecido como Zezinho da Rapadura, “o Arraiá do Interior é um projeto cultural grandioso, que promove a cultura nordestina, fortalecendo o turismo e a economia das regiões”. Este ano, o projeto está retornando com muita alegria e foca num roteiro repleto de festivais de quadrilhas, feiras de gastronomia, apresentações culturais e artísticas com grupos locais e bandas de renome nacional.

Feirart

O artesanato produzido em Lagoa de Dentro também é uma fonte de renda que gera muitos empregos. O segmento é tão forte que os expositores da cidade, todos os meses participam da ‘Feirart’, uma feira onde as crocheteiras e os artistas plásticos expõem e vendem suas peças feitas com muita dedicação.

Na cidade, o artesanato também é responsável pelo desenvolvimento do turismo local e tem sempre gerado emprego e renda para dezenas de moradores.

Recentemente, o prefeito Zezinho da Rapadura, juntamente com diversos secretários municipais, participou, de 5 a 7 deste mês, da maior Feira de Turismo da Paraíba, a Expo Turismo PB, realizada em João Pessoa. Na oportunidade, o gestor fez uma exposição da culinária e a cultura produzidas na cidade: doces, licores, artesanato e do fruto mais plantado em Lagoa de Dentro, o abacaxi. Também foi feita uma exposição sobre o turismo religioso e ecológico que se destacam por atrair turistas de João Pessoa, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Ainda segundo Zezinho da Rapadura, o objetivo da exposição, foi buscar novas parcerias, novos conhecimentos e fazer uma divulgação maior da cidade, a fim de alavancar ainda mais o segmento do turismo na região. “Também participaram do evento as artesãs do grupo ‘Mãos que Fazem’, que tanto atrai turistas para a cidade”. Realizada anualmente, a Expo Turismo Paraíba tem o objetivo de promover, comercializar e fortalecer os destinos turísticos da Paraíba, proporcionando geração de negócios, troca de experiências inovadoras e conhecimentos no cenário econômico atual.

O município chama a atenção dos adeptos do turismo ecológico e religioso.

Para os amantes da natureza, a principal atração é a trilha em direção ao Alto da Base. Um percurso de, aproximadamente, um quilômetro, saindo do centro da cidade. Trata-se de um ambiente de beleza natural que, inclusive, serviu de base de comunicação em código morse para o exército durante a Segunda Guerra Mundial. Outro ponto forte para os amantes da natureza na cidade, é o turismo de trilhas exclusivo para ciclistas. Já o turismo religioso também é bastante forte em Lagoa de Dentro e a cada ano ganha mais fiéis.

Nesse segmento, milhares de pessoas participam da tradicional procissão de São Sebastião, padroeiro do município, uma das maiores da Região do Brejo. No dia 20 de janeiro é feriado municipal, em homenagem ao santo. São realizadas diversas atividades religiosas que se iniciam com a tradicional procissão, seguida de shows no centro da cidade.

Lagoa de Dentro fica a 102 quilômetros de João Pessoa, tem uma população estimada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, de 7.754 habitantes e uma área de 84,505 km².

Quem nasce na cidade é considerado lagoa-dentrense. Pelo calendário da prefeitura, os feriados municipais são: 20 de Janeiro, Dia de São Sebastião (padroeiro); 8 de Março, Dia Internacional da Mulher; Último sábado de Outubro, Dia doEvangélico e, 20 de dezembro, Dia de Emancipação Política do município, fundado no dia 20 de Dezembro de 1961.

Diversos investimentos do Estado

O Governo do Estado tem aplicado diversos investimentos em Lagoa de Dentro. Um dos mais importantes é a construção da adutora, que vai ligar Guarabira a Pirpirituba, e irá sanar o problema de abastecimento de água em cinco municípios do Brejo paraibano: Pirpirituba, Duas Estradas, Sertãozinho, Serra da Raiz e Lagoa de Dentro. A água será captada de duas barragens: a de Araçagi e a de Cuitegi, que convergem para o reservatório R-2 e de lá serão distribuídas para as cinco cidades. Outros investimentos da gestão João Azevêdo, no município, são a restauração de rodovias, manutenção e conservação de estradas, travessias urbanas e asfaltamento de ruas, além da construção de um novo ginásio de esportes e da escola Ivan Bichara Sobreira.

Além desses investimentos, o Governo do Estado vem beneficiando os agricultores de Duas Estradas, com a distribuição de sementes selecionadas. As sementes de milho e feijão são distribuídas pela Secretaria de Agricultura, através de parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

Em abril, as entregas de ementes aconteceram na Escola Municipal do sítio Maria da Cruz. Compromisso com o agricultor e respeito ao homem e a mulher do campo são marcas da gestão do prefeito Zezinho da Rapadura, em parceria com o Governo do Estado, que vem trabalhando na Zona Rural com perfuração de poços, recuperação de açudes e barragens, corte de terra e melhorias de estradas e rodagens.

Ponto obrigatório para os viajantes

Pouco se sabe das verdadeiras origens do município de Lagoa de Dentro. Mas, segundo historiadores, por volta de 1880, já existiam, no local onde se situa a sede municipal, umas 10 ou 12 casas. Algumas delas pertenciam a José Cardoso e José Batista (primeiros comerciantes da localidade).

O local era ponto obrigatório de passagem dos viajantes que transitavam entre Guarabira e Jacaraú. Na época, o comerciante Antônio Fernandes fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capeDiversos investimentos do Estado Ponto obrigatório para os viajantes Fotos: Evandro Pereira la em homenagem à São Sebastião. Em 1954, foram iniciadas algumas modificações e, desde então, a capela foi transformada na igreja matriz da cidade. A primeira missa, depois de concluída a reforma, foi rezada em 20 de outubro de 1958 por Frei Damião.

O distrito de Lagoa de Dentro era subordinado ao município de Caiçara, mas com o passar dos anos foi elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual assinada em 1961. Então, desmembrado de Caiçara, o distrito de Lagoa de Dentro, foi constituído e emancipado no dia 20 de janeiro de 1961.