Anchor Deezer Spotify

Joca Claudino: Município foca em cultura e turismo

Joca Claudino: Município foca em cultura e turismo

Cidade do Alto Sertão paraibano tem buscado investir em eventos populares para estimular a economia

O município de Joca Claudino está localizado no Alto Sertão paraibano, na microrregião de Cajazeiras e na Região Geográfica Imediata de Sousa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui uma área de 71,799 quilômetros quadrados (dados de 2022) e uma população estimada em 2.640 habitantes (2021). Além disso, possui densidade populacional de 35,6 habitantes por km² no território do município.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Clodoaldo Araújo, o município tem como principais atividades econômicas e fontes de renda a agricultura, as aposentadorias, os empregos vinculados ao Governo Municipal e os programas sociais. Ele destacou ainda que o entretenimento, o lazer, o turismo e a cultura aquecem a economia local e fortalecem a geração de emprego e renda.

A atual gestão tem buscado melhorar a infraestrutura do município através da iluminação, aberturas e pavimentação de ruas e avenidas, preparando o local para desenvolvimento e crescimento no centro urbano. Neste sentido, a assessoria da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) do Governo do Estado informou que está prevista para Joca Claudino, a manutenção da Escola São José do Operário (estabilização de fundação). Com investimento de R$ 995 mil, o projeto da obra, conforme o órgão, aguarda a ordem de serviço.

Um dos principais investimentos para o desenvolvimento da cidade está ligado às questões culturais e turísticas. Sobre isso, o secretário Clodoaldo Araújo adiantou que o município tem realizado eventos culturais e artísticos que movimentam a economia local, como também criam momentos de lazer, diversão e entretenimento. “Esses eventos fazem com que o turista venha à cidade através da arte e da cultura produzidas pelos joca-claudinenses”, destacou.

Os pontos turísticos mais visitados são as igrejas católicas de São José Operário, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia e Santa Rita de Cássia.

Outros locais procurados na cidade são a praça de eventos “O Gonzaguinha”, o campo de futebol “o Duartão” e o Ginásio “O Luisão”. As paisagens naturais do Sertão também se destacam na cultura e turismo da cidade, que possui cerca de 334 metros de altitude. Entre os locais mais visitados estão as cachoeiras do açude velho e a cachoeira da montanha, além do mirante do Cruzeiro Velho. “Outros locais importantes são a área de lazer Algarobar, a área de lazer Isa, a Pizzaria PJ e a pizzaria Privilégio”, acrescentou o secretário Clodoaldo Araújo.

O turismo também é incrementado com o Projeto Rota do Sol, roteiro educativo, cultural e social que acontece no terceiro final de semana de novembro, valorizando as tradições, dando um novo sentido à identidade do povo nordestino. “O roteiro turístico e cultural é o fortalecimento de seis cidades do Alto Sertão paraibano em busca de melhorias e visibilidade às tradições do povo sertanejo. Ele cria um intercâmbio cultural das manifestações brasileiras e mundiais através do Festival Internacional das Culturas Populares do Alto Sertão paraibano, que é realizado em cada cidade que recebe o projeto”, ressaltou secretário de Cultura e Turismo.

As manifestações culturais como as cavalgadas, os caboclos do Sertão e os movimentos religiosos fazem parte da identidade do município. Além destas, também se destacam o grupo folclórico Tropa de Danças Regionais, a Banda Marcial Poeta Evaristo, o grupo musical Rayane Bernardo e Guilherme Costa, além do artesanato.

Festas locais valorizam e promovem a diversidade cultural

As festas municipais atraem turistas e a população local, que aguardam bastante por essas comemorações. Entre as principais está o Joca Folia “Seu carnaval começa aqui”, realizado na sexta-feira de Carnaval, sendo uma das maiores festas que movimentam o turismo local, “o setor econômico ganha força gerando emprego e renda com a prévia carnavalesca, sempre animada pelos blocos e shows musicais”, comentou o secretário Clodoaldo Araújo. Outra data reconhecida é o Domingo de Páscoa quando acontece o Encontro de Turmas de Caboclos cuja proposta é reunir turmas de caboclos do município e cidades vizinhas na praça “O Gonzaguinha”.

O objetivo, segundo o secretário, é mostrar a diversidade cultural, buscando manter, fortalecer e difundir essa manifestação proporcionando momentos de entretenimento e lazer para os moradores, mas também enaltecendo a memória daqueles que fazem parte dessa cultura popular que reúne muitos admiradores. “Todos os anos, os caboclos da Semana Santa saem às ruas. Indivíduos mascarados, cobertos, com palhas ou roupas coloridas pedem doações, os ‘Jejuns’. Brincar de caboclo é uma manifestação passada de pai para filho, de avô para neto”, explica.

As festividades alusivas ao Padroeiro São José Operário estão entre as mais conhecidas na região.

Ela acontece entre 22 de abril e 1º de maio. A Festa de São José Operário, tem como ênfase as ações religiosas que acontecem durante as dez noites de festejos, com celebrações de missas, novenários, terços, procissões e batizados, desfile e quermesses. Na área social, a festa traz atrações culturais, desfile de rei e rainha da festa, bingos e leilões, “esta época é sempre um momento de alegriae de renovação da fé dos devotos de São José Operário. É uma festa linda que é tradicional”.

A programação religiosa contempla ainda a Romaria de Nossa Senhora das Graças no dia 12 de setembro, quando é comemorada a festa da padroeira, do Sítio Vertentes. A comunidade acorda com o barulho dos fogos, das badaladas do sino e com o som que anuncia a chegada da Romaria. Centenas de fiéis se concentram na Igreja Matriz de São José Operário para sair em caminhada em um percurso de cinco quilômetros rezando, cantando, agradecendo, intercedendo e pagando promessas em agradecimento a Nossa Senhora das Graças, a protetora da medalha milagrosa.

Os festejos juninos também estão no calendário municipal com o São João Cultural, no segundo final de semana do mês de junho, entre a comemoração dos dias de Santo Antônio e de São João. O evento inclui queima de fogueiras, quadrilhas juninas, forró pé de serra, apresentações culturais, show musical, comidas típicas e as decorações juninas. As atrações são voltadas aos moradores e visitantes, que geralmente são de algumas cidades do Nordeste nessa época. Todos celebram as festas dos três santos juninos, com superstição, costumes e tradição.

Além desses eventos, a festa de emancipação política comemora o aniversário da cidade e acontece entre os dias 23 a 25 de julho, datas marcantes na história do município. No dia 23 de julho é comemorado o dia do nascimento do fundador do município, Padre Antônio José Duarte. E no dia 25 de julho é celebrado o nascimento de Seu Joca Claudino, homem que deu nome ao município.

As crianças também fazem parte das tradições municipais, pois no dia 12 de outubro ocorre o Dia da Criança Feliz – festa na praça de eventos “O Gonzaguinha”. Nessa comemoração, os pais e responsáveis trazem suas crianças para uma noite de diversão, degustação, show artístico e arte. E no dia 31 de dezembro, acontece o reencontro das famílias em praça pública, durante o especial de fim de ano. O Réveillon conta com atrações musicais, queima de fogos e comemoração para a chegada do novo ano, em um momento de confraternização entre amigos.