Anchor Deezer Spotify

Identidade: Juazeirinho investe nas tradições

Identidade: Juazeirinho investe nas tradições

Município mantém incentivo aos festejos juninos, com foco no turismo, e a evento voltado para a caprinocultura

Juazeirinho, localizado na microrregião do Seridó Oriental paraibano, tem se destacado como um município em constante desenvolvimento econômico, tanto em dados econômicos quanto na consolidação de seus eventos culturais e turísticos. Possui uma economia diversificada, impulsionada por diferentes setores, mas o que projeta a cidade na região é o ‘São Juá’ e a Festa ‘Juá Capri’, eventos de maior repercussão no município.

Considerado o evento mais esperado do ano, o SãoJuá é uma festa junina que atrai muitos turistas para curtir o tradicional forró pé de serra, comidas típicas, além de apreciar a decoração da cidade cenográfica com elementos da cultura nordestina. Este ano, a festa começa hoje e encerra no dia 25 de junho.

São 21 dias de festa, que conta com uma programação diversificada: ilha do forró, festival de quadrilhas, artesanato, atrações culturais de artistas locais, casamento comunitário e 28 barracas de empreendedores locais que aquecem o comércio local, ajudando 26 famílias direta e indiretamente. A decoração deste ano será na arte da xilogravura, buscando representar um pouco da história e cultura da cidade. A estimativa de público é de 12 a 15 mil pessoas, somando os 21 dias de festa.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Izael dos Santos, o diferencial do São João de Juazeirinho é que o público é bem familiar. “Há aquele público que prefere brincar São João em Campina Grande e Patos, mas as pessoas que estão em família optam por uma festa mais familiar, com menos tumulto”, analisou.

Há também o Campeonato Paraibano de Motocross em Juazeirinho, que se encontra na 5ª edição, acontece no segundo final de semana de junho. A secretária de Cultura e Juventude de Juazeirinho, Paula Gabriela Justino, informa que esse evento é muito visitado por praticantes. “Esse evento acontece dentro da programação do ‘São Juá’. Nós recebemos turistas de todo o Nordeste, compondo o calendário de eventos do município”, disse.

A Festa do ‘Juá Capri’, realizada em 4 de novembro, atrai produtores de leite de cabra de toda a região. Eles competem para ver quem possui a cabra mais produtiva. A festa conta com exposições de produtos derivados do leite de cabra, apresentações culturais, shows e gastronomia típica. A estimativa de público do ‘Juá capri’, chegando a 10 mil pessoas em dias de exposição e oito mil nas atrações musicais.

A população de Juazeirinho possui 18.422 habitantes e uma área territorial de 474,606 quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística( IBGE). O município vai completar 66 anos de emancipação política no dia 25 de julho.

Exploração de minérios, agricultura e caprinocultura aquecem economia

O Produto Interno Bruto (PIB) do município gira em torno de R$ 189,8 milhões, com destaque para a administração pública, serviços, mineração, agricultura familiar e caprinocultura. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Izael dos Santos, a caprinocultura, se destaca como uma atividade importante, impulsionando a geração de empregos e renda. “O leite de cabra é utilizado na produção de derivados, como queijos e iogurtes, sendo reconhecido pela sua qualidade e sabor”, declarou. Atualmente, os produtores rurais produzem 3.600 litros de leite de cabra por mês, mas a meta da gestão municipal é aumentar para 10 mil litros.

Juazeirinho também explora e industrializa diversos tipos de minérios, a exemplo de mica, feldspato, quartzo,- mica, sendo o beneficiamento do caulim uma das principais atividades econômicas. O caulim é um mineral utilizado em diversos setores industriais, como cerâmica, papel, tintas e plásticos. “A presença de jazidas de caulim de alta qualidade atrai empresas para a região, gerando empregos e impulsionando a economia local”, acrescentou o secretário.

A Associação dos Produtores Artesanais de Juazeirinho (Apaju), formada por mulheres, produz polpa de umbu e outras frutas. A Empresa de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com a Prefeitura de Juazeirinho, realizou uma capacitação com as produtoras para que elas ampliassem a produção de derivados do umbu, como licor, polpa e doces artesanais.

Turismo

Juazeirinho possui um potencial turístico a ser explorado. Além dos eventos culturais mencionados, o município pretende investir no turismo arqueológico, pois foram encontradas algumas pinturas rupestres. A gruta de Nossa Senhora é também um lugar a ser explorado pelo turismo ecológico.

De acordo com a secretária de Cultura e Juventude, a Prefeitura de Juazeirinho realiza a Paixão de Cristo ao ar livre, organizada pela Casa da Cultura. “É um evento muito bonito realizado por artistas locais e pessoas da comunidade, envolvendo em média duas mil pessoas”, declarou.

História

Segundo informações do Instituto Brasileiro Geográfico da Paraíba (IBGE), a região onde se encontra a atual cidade de Juazeirinho fazia parte das sesmarias da família Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão paraibano, conhecidos pela Fazenda Ana Oliveira.

A vila era passagem dos tropeiros, onde se abrigavam com seus animais de cargas, em suas idas e vindas, entre o Sertão e Campina Grande, tornando-se parada obrigatória entre os viajantes. A cidade foi batizada com esse nome porque no início do povoamento da localidade existiam muitas árvores de Juazeiro.