Anchor Deezer Spotify

Você sabe onde jogar a rolha do espumante (e sua “gaiola”)? Não cometa o erro que muitos cometem

Você sabe onde jogar a rolha do espumante (e sua “gaiola”)? Não cometa o erro que muitos cometem

Entre o Natal e a Passagem de Ano são sempre inúmeros os brindes com amigos e familiares, assim como inúmeras garrafas de vinho e espumante que se abrem. Mas quando, no final das comemorações, nos deparamos com o dever de arrumar a casa, surge espontaneamente a pergunta: onde deitar a rolha?

Muitas pessoas colocam esses resíduos na lixeira, mas cometem um erro grave. De facto, a cortiça é constituída por madeira – mais precisamente, é a parte mais exterior do tronco do sobreiro – e isto significa que pode ser eliminada no lixo úmido, por ser um material natural 100% biodegradável.

Podemos até evitar jogá-lo e esmigalhá-lo dentro dos vasos de nossas plantas: ele funcionará como um fertilizante. Para mais informações, como sempre, consulte as disposições do seu Município de residência: alguns Municípios, aliás, alojam contentores específicos para rolhas nos seus oásis ecológicos, de forma a dar início à sua correta reciclagem.

O discurso que se deve fazer para a clássica gaiola metálica que envolve a rolha e para a cápsula que tudo cobre é diferente. São dois elementos metálicos que devem ser colocados no contentor próprio para recolha de alumínio (que, em alguns Concelhos, coincide com o de recolha de plástico).

O CONAI,  Consórcio Nacional de Embalagens , nos fornece um cartão no qual cada parte da garrafa de espumante é combinada com o recipiente correspondente para uma boa coleta seletiva, que resumimos a seguir:

  • garrafa: recipiente de vidro
  • rolha de cortiça: recipiente orgânico
  • gaiola de metal e tampa: recipiente de alumínio.

Mas as rolhas do espumante também podem ser recicladas de forma criativa, e utilizadas para fazer decorações para a casa. Que tal tentar?