Anchor Deezer Spotify

Vieirópolis: Agricultura, turismo e mineração

Vieirópolis: Agricultura, turismo e mineração

Cidade no Sertão do estado se destaca pela extração da amazonita, rocha ornamental de alto valor econômico

Vieirópolis é uma cidade localizada no Sertão do estado da Paraíba, distante 462,6 km de João Pessoa e, embora a economia do município seja baseada na agricultura, um dos principais destaques é a presença dapedra amazonita, uma rocha ornamental rara, de elevado valor econômico. “Estive conversando com as pessoas que ‘fabricam’ a pedra amazonita e elas me informaram que quase não é usada no país, é quase tudo exportado. No mundo, só tem em Vieirópolis”, garante o prefeito da cidade, José Célio Aristóteles.

Mas, o município tem outros atrativos. Na Serra de Vieirópolis ou Pedra do Letreiro, por exemplo, o turismo da cidade tem ganhado força. O local, conforme o gestor, tem registrado muitos visitantes em razão da existência de um sítio rupestre. “As pessoas visitam, fazem rapel. São 327 metros de altura”, destacou.

Em breve, valendo-se da condição de ser um atrativo para turistas, a Prefeitura de Vieirópolis vai iniciar a construção de uma estátua da padroeira Sant’Ana. A escultura terá 35 metros de altura e ficará no alto da serra. “A nossa vai ser a mais alta da Paraíba”, assegura José Célio.

Ele conta que a ideia de construir o monumento veio de um pedido da população do município que é muito religiosa. Acrescentou ainda que a Serra de Vieirópolis foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), que está investindo R$ 450 mil na estrutura do local onde estão as figuras rupestres.

A intenção é promover melhorias no local para receber os turistas com mais comodidade. “Vieirópolis está entre as 42 cidades turísticas da Paraíba, segundo o guia de turismo. E vamos explorando devagar, mas vai crescer”, declarou o prefeito.

Outras melhorias estão sendo programadas para a cidade pela Prefeitura. Entre elas, estão sendo construídas duas escolas, uma com seis salas de aula, e outra com sete. Dentro do município hoje existem apenas duas escolas, uma municipal e outra estadual. As unidades atualmente não comportam mais o número de alunos que procuram se matricular.

Por meio do Governo do Estado, foi executada, em 2019, uma obra importante no município, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), o Campo de Futebol de Várzea.

Nomenclatura é herança da família Vieira

Antes de ganhar o nome de Vieirópolis, o município era chamado de Serra Branca e, a atual nomenclatura tem relação com a chegada da família Vieira ali. O prefeito relatou que a primeira prefeitada localidade, Santa Oliveira, casou com um Vieira. Ela faleceu em 2020, vítima da Covid-19. Ela foi eleita após a emancipação política do município de Vieirópolis em 1996. À época, a cidade eraum distrito do município de Sousa. Santa foi reeleita após o primeiro mandato, ficando no cargo de janeiro de 1997 a dezembro de 2004.

A história do município também tem relação com a união de duas datas de sesmarias, Genipapeiro e Serra Branca, que pertenciam a uma herdeira conhecida como Emanuela. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essas datas foram repassadas para José Gonçalves Vieira da Costa e Silva, que veio da Bahia no início da década de 1830, e foram transformadas na Fazenda Palestina.

Ali se formou o clã dos Vieira, inicialmente composto de oito irmãos: Antônio Vieira, Raquel Vieira, Manoel Nascimento, José (Zeca) Vieira, Joaquim (Kinô) Vieira, Constantina Vieira e Maria (Dona Torô) da Conceição.

Dos casamentos entre primos e primas, foi construída a grande família dos Vieira de Serra Branca, senhores degrandes rebanhos, alambiques, locomóveis, bolandeiras de descaroçar algodão e de casas de farinha. Eles comandaram o poder político local.

Ainda segundo informações do IBGE, um dos Vieira, apelidado “R” Hermenegildo, iniciou, em 1938, a construção da igreja de Senhora Santana, que foi inaugurada em 25 de julho de 1940, no então povoado de Serra Branca.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Vieirópolis pela Lei Estadual nº 5904, de 29 de abril de 1994, sendo desmembrado deixando de ser distritode Sousa.

Saiba mais

Eventos turísticos

Festa de Emancipação Política
Paixão de Cristo de Vieirópolis
Eventos esportivos, como o Ciclismo e MotoCross.

Atrações turísticas naturais

Serra Das Araras – em época chuvosa, o local apresenta belíssimas cachoeiras.
Olho d’água – abastece a população
Pedra do Letreiro ou Serra de Vieirópolis – onde estão as escrituras rupestres
Patrimônio arquitetônico, cultural e material – Igreja São Joaquim e Santana

Toques sobre a cidade

O aniversário do município é no dia 29 de julho e seus habitantes se chamam vieiropolenses.
O município se estende por 146,8 km² e conta, em 2022, com 5.395 habitantes, segundo dados do IBGE.
A densidade demográfica é de 36,4 habitantes por km² no território do município.
Vieirópolis fica localizada a 309 metros de altitude.
A cidade fica vizinha aos municípios de Paraná, Lastro e Tenente Ananias.
Vieirópolis se situa a 29 km a norte-oeste de Sousa, a maior cidade nos arredores.