Anchor Deezer Spotify

Desterro: tradições e investimentos

Desterro: tradições e investimentos

Cidade distante 284 quilômetros da capital mantém festas populares e garante incentivos às políticas públicas

Localizado no Sertão da Paraíba e na microrregião da Serra do Teixeira, o município de Desterro tem como base econômica o setor primário, porém, o que mais aquece a economia local são as festas promovidas pela prefeitura. A tradicional festa junina “João Pedro”, por exemplo, que se traduz na festa de São João e São Pedro, fora de época atrai uma multidão. Essa festa acontece sempre no período de 14 a 17 de julho, com atrações como Xand Avião, Mano Valter e Dodô Pressão, entre outros artistas nacionais e aquece o comércio da cidade.

Segundo o prefeito da cidade, Valtécio de Almeida Justo, “a festa João Pedro, é tão esperada pela população de Desterro (8.315 habitantes), que as atrações são anunciadas meses antes, no sentido de que todos os filhos da cidade, principalmente, os que moram fora, se preparem para entrar no clima e retornar ao município que fica a 284,3 quilômetros de João Pessoa.

O prefeito disse ainda, que São João do Alto, o São João do Poço João, a festa das crianças, a festa da Padroeira da cidade e o Réveillon Fest no povoado de Tataíra, são outras festas que atraem milhares de pessoas e arrecadam mais dividendos para o município. Só o Réveillon Fest de Tataíra, tem mais de 80 anos de tradição. Já a festa João Pedro, é realizada na Praça Vereador Francisco de Assis Ferreira ‘Preta da Barraca’, a principal praça da cidade.

No que diz respeito ao turismo da cidade, segundo o secretário de Finanças, Jardeson da Silva Costa, o município tem alguns atrativos, a exemplo de museu que conta a história do município; a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, construída no ano de 1926 (padroeira da cidade), e um cruzeiro, que é bastante visitado pelos religiosos da região. A festa de emancipação política da cidade é realizada no dia 22 de outubro e os esportes mais praticados pelos desterrenses são o futebol e o ciclismo.

Quanto à agricultura familiar se destacam em Desterro as culturas do algodão, feijão e milho. Já na pecuária, os destaques ficam com a criação de gado bovino e caprino. E na avicultura o que predominasão os galináceos, com a produção de ovos. No comércio local se destacam algumas lojas de artesanato e outras de confecções de roupas e calçados.

O secretário de Finanças do município contou que a cidade tem uma pessoa que é muito admirada pela população local. O nome dele é Dilson de Almeida, mais conhecido por Didi, ou Ganjão. Segundo Jardeson, “o Dilson é uma pessoa super admirada e querida. É um cidadão carismático e muito amável e quando chega em Desterro o povo faz fila para tirar uma foto com ele, ou simplesmente para lhe dar um abraço”.

Ainda de acordo com Jardeson, Didi ou Ganjão como é conhecido o cidadão mais amado da cidade, foi ex-prefeito do município (2004) e venceu uma das disputas políticas mais acirradas da história de Desterro, contra um grupo que governava o municíCidade distante 284 quilômetros da capital mantém festas populares e garante incentivos às políticas públicas Desterro: tradições e investimentos no sertão pio há 28 anos. Em 2016 e 2020 foi fundamental para vitória do seu irmão, Nilton de Almeida no município de Cacimbas, cidade da região e atualmente é conselheiro do grupo político do atual prefeito, Valtécio Justo.

O prefeito revelou que o governador João Azevêdo está sempre garantindo parcerias com o município de Desterro. Ele disse que entre as obras de destaque com a prefeitura, o Governo do Estado já providenciou a reforma do ginásio de esporte “O Joaozão”, a reforma da Escola Casimira Leite; foi responsável pela construção de uma travessia urbana e atualmente está concluindo a construção da mais nova creche da cidade.

Ele enfatizou que o Governo do Estado também levou para o município o Programa Empreender Paraíba e abriu, em parceria com a prefeitura local, vagas para linhas de crédito Pessoa Física, Empreender Juventude, Empreender Profissional Liberal e Empreender Profissional Liberal Juventude. “O programa Empreender busca ativar a economia dos municípios da Paraíba promovendo uma melhorqualidade de vida da população com a criação de novos pontos de trabalho”, disse o gestor.

O município de Desterro se localiza na região geográfica imediata de Patos, nas proximidades da Serra de Teixeira. Tem como vizinhos os municípios de Cacimbas, Livramento, Teixeira, Itapetim e São José do Egito (PE).

Busca por água gerou fundação da cidade

De acordo com historiadores o comerciante Manoel dos Reis de Souza e sua esposa Silvéria Maria da Conceição, admirados e tidos até os dias atuais comoos fundadores do município, foram atraídos para a região pela existência de água na localidade através do afluente do Rio Taperoá, também conhecido como Rio dos Porcos. No local, eles fixaram residência, onde hoje está encravada a cidade.

O lugar onde foi construída a residência dos pioneiros chamava-se de “Sítio Entre Rios”, passando a se chamar Desterro após o cumprimento de uma promessa feita pela esposa de Manoel Reis, dona Silvéria à Nossa Senhora do Desterro, para que a santa banisse da região uma “epidemia de febre”. Pelo clima ameno e a fertilidade do solo, o número de casas construídas no local, aumentou quando o ambiente passou a ser conhecido como povoado e logo depois como distrito de Teixeira, obtendo a emancipação política em 1959.

E foi exatamente no ano de 1959, que o antes distrito, foi elevado à categoria de município com a denominação de Desterro, através de Lei Estadual. E assim o município foi constituído distrito sede no ano de 1997, ano em que Desterro passou a ter seus limites atuais.