Anchor Deezer Spotify

Brejo do Cruz: Encantos da terra de Zé Ramalho

Brejo do Cruz: Encantos da terra de Zé Ramalho

Município, localizado no Sertão paraibano, é reconhecido pelo turismo ecológico, cultural e comércio têxtil

Citada na música “Brejo do Cruz” de Chico Buarque em homenagem ao amigo cantor e compositor Zé Ramalho, filho mais ilustre da cidade que também deu notoriedade ao município na música “Avôhai”. Brejo do Cruz faz parte do roteiro turístico cultural da Paraíba. Sua principal atração continua sendo o turismo ecológico praticado na serra da cidade, mais conhecida como Serra da Pedra da Turmalina, bem próximo onde fica o acervo cultural do cantor, na Rua José Alves Ramalho.

A Serra da Turmalina é o local mais procurado pelos turistas que chegam a Brejo do Cruz. Logo na chegada, os visitantes procuram um guia para subir a serra onde no alto foi colocado um cruzeiro e dá pra ver toda a cidade.

Muitos dos visitantes também fazem acampamento na serra e outros se engajam ao grupo de pedal da cidade intitulado “Turmalina Bike”

Brejo do Cruz está situada no Sertão da Paraíba, na divisa com o estado do Rio Grande do Norte. A economia gira em torno do comércio têxtil com a produção de tapetes, panos de prato, fronhas, colchas de cama e redes de dormir.

Segundo o criador e coordenador do Acervo Cultural Zé Ramalho, o jornalista e fotógrafo Aurílio Santos, o acervo tem mais de mil itens da obra do cantor e é visitado por pessoas de todo o país. Na oportunidade, todos tiram fotos dos móveis, armários, guitarras e roupas usadas pelo cantor em seus shows.

Ele antecipou que Brejo do Cruz será representada no próximo mês na Feira do Turismo que será realizada nos dias 5, 6 e 7 de maio no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, com o lançamento do livro “Zé Ramalho na Literatura de Cordel” de sua autoria.

Localização

O município está localizado na Região Geográfica Imediata de Catolé do Rocha e tem como vizinhos os municípios de São Bento, Jardim de Piranhas, Belém do Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz. O município fica a 420 quilômetros de distância de João Pessoa e os habitantes se chamam brejocruzenses. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a população local foi estimada 14.287 habitantes.

A principal atividade econômica do município até a década de 80 foi a agropecuária, sobretudo com a produção de algodão, feijão e milho. Porém, a partir da década de 1990, a indústria têxtil começou a se expandir com a produção de redes de dormir e outros itens que acabou se tornando a principal fonte de renda da cidade até os dias atuais.

Igreja guarda parte da história local

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em Brejo do Cruz, guarda boa parte da história de edificação da cidade, mesmo sua arquitetura tendo sido modificada ao longo dos anos. A data da construção da capela é um pouco divergente entre os historiadores, uns afirmam que é datada no ano de 1752, outros, que é do ano de 1760, e até hoje ninguém chegou a um consenso.

O que se sabe e consta em alguns livros é que a igreja por aproximadamente mais de um século, passou por pequenas reformas que transformaram apenas sua fachada. Porém, sua ampliação dizem que ocorreu por volta de 1870. Em seguida, no ano de 1950, ela passou por diversas outras reformas.

O certo é que a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Milagres, é um patrimônio da cidade e palco de grandes e tradicionais eventos católicos promovidos pela diocese local, atualmente ela é tida como uma importante atração turístico-religiosa.

Sobre o filho mais ilustre da região

Zé Ramalho, nome artístico de José Ramalho Neto, nasceu no dia 3 de outubro de 1949, em Brejo do Cruz, na Paraíba, filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental, e Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, um seresteiro. Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa do sertão, e ele passou a ser criado por seu avô.

A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção “Avôhai”. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa.

Na capital, Zé Ramalho participou de algumas apresentações da Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno & Lilian, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Golden Boys, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan. Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros).

Também há elementos da mitologia grega e das histórias em quadrinhos em suas músicas. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira e colocou Zé Ramalho na 41ª posição. Pelo lado paterno, ele é primo da cantora Elba Ramalho.

Um dos municípios mais antigos da PB

O município de Brejo da Cruz é considerado um dos mais antigos da Paraíba e sua formação data do século 17. Em 1600 o português Antônio Barroso Pereira resolveu cultivar um pequeno sítio que se chamava Olho D’Água do Meio. Mas coube, entretanto, a Manoel da Cruz Oliveira Lêdo, famoso desbravador do Sertão paraibano, a fundação do povoado, por volta de 1700, quando ele se instalou no sítio Olho D’Água dos Boqueirões que seria mais tarde a cidade de Brejo do Cruz.

Em 1752, Manoel da Cruz Oliveira, construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres. A fertilidade do solo atraiu muita gente para aquela região onde eles construíram suas moradias, sítios e fazendas.

Em seguida, por volta de 1850 foi cultivado um pequeno sítio que pertencia a família Viana, no mesmo local onde hoje se encontra edificada a cidade. Alguns anos depois, chegava a localidade o comerciante Antônio Pedro que montou uma bodega e logo em seguida, em 1920, construiu uma grande casa que deu origem a uma feira que alcançou grande fama em toda a região. E em 1928 o comerciante Candinho Saldanha, montou uma empresa que beneficiava o algodão. A iniciativa alcançou grande sucesso e contribuiu para o rápido crescimento do povoado, gerando empregos e incrementando a movimentação natural dos produtos.

Em seguida, no ano de 1939, Candinho faleceu e sua empresa encerrava as atividades locais, mas a estrutura que se formou no povoado continuou crescendo e garantiu o desenvolvimento do povoado. O município de Brejo do Cruz comemora no dia 1º de outubro, 141 anos de emancipação política. A festa se estenderá até o dia 3, para homenagear também o filho mais ilustre da cidade, o cantor Zé Ramalho, que nasceu no dia 3 de outubro.