Anchor Deezer Spotify

Veja por que você deve começar a andar descalço

Veja por que você deve começar a andar descalço

Em dias muito quentes, a constrição dos sapatos fechados é mais uma tortura a que submetemos o nosso corpo. Devido às altas temperaturas, os pés tendem a inchar e os sapatos ficam apertados e desconfortáveis.

Para superar esse incômodo, poderíamos usar sandálias ou chinelos. E se tentarmos andar descalços? Existem muitos preconceitos sobre andar descalço, mas, na verdade, é o que nossos ancestrais faziam antes de inventar o calçado: é, portanto, uma ação natural. Vamos ver todas as vantagens.

Em primeiro lugar, andar descalço é bom para os pés e as pernas. Muitos sapatos, de fato, limitam muito o movimento de alguns músculos, que acabam atrofiando e doendo. Ao andar descalço, no entanto, todos os músculos são devidamente estimulados e fortalecidos: isso leva a uma melhora na circulação sanguínea. Além disso, a sola do pé recebe uma massagem reflexogênica natural.

Se temermos que a presença de seixos, galhos, talos de grama e outros pequenos obstáculos possam nos machucar, não se preocupe: depois de um pouco de “treinamento” calos protetores se formarão sob a sola do pé e o solo não nos dará mais incômodo. Os calos também nos protegerão de microferidas e pequenas abrasões que podem derivar da presença de irregularidades no solo.

Mesmo o risco de contrair algum fungo ou infecção durante uma caminhada descalça não deve nos assustar, pois acontece o contrário: nossos pés, longe da umidade que pode se formar nos calçados, ficam mais protegidos das micoses. Ao andar descalço, seus pés ficam relativamente mais secos, pois o suor seca mais rápido em contato com o ar.

Finalmente, também minamos a falsa crença (que nos foi incutida desde crianças) de que andar descalço nos deixa doentes porque o chão é frio. Dizemos aos nossos filhos que usem sempre sapatos ou chinelos e nunca andem descalços, caso contrário ficam resfriados.

Na realidade, em contato com um piso mais frio, nosso corpo regula sua temperatura, e isso tem uma dupla vantagem: por um lado, a circulação sanguínea é melhorada, por outro – curiosamente nesta estação – nosso corpo diminuirá sua temperatura e sentiremos menos calor.

Então só falta tirar os sapatos e as meias e começar a andar descalço … os benefícios dessa prática são tantos e não tardarão a chegar. O único cuidado a ter, pelo menos no início, diz respeito ao tempo: começamos com períodos curtos para acostumar os pés e as pernas à nova caminhada. Mesmo apenas meia hora por dia, quando estamos em casa, é suficiente para nos familiarizarmos com a nova prática.

Com 25 anos e licenciada em Línguas Estrangeiras. Sempre esteve atenta às questões ambientais e visando um estilo de vida eco-sustentável. No seu pequeno caminho tenta minimizar a pegada ambiental com escolhas responsáveis, respeitando a natureza que a cerca.