Inteligência emocional: 10 características de pessoas resilientes, você também as tem?
As pessoas resilientes conseguem sair da tempestade mais forte do que antes, tendo aprendido uma lição valiosa. Você também é uma pessoa que cultiva a resiliência? Aqui estão as características que tornam essas pessoas úteis, nas quais podemos nos inspirar para viver melhor.
Essas pessoas são equipadas com um cérebro emocional maravilhoso, que as ajuda a não serem esmagadas pelas adversidades. Nas dificuldades conseguem ver oportunidades de crescimento e compreender que o que parece negativo hoje pode não ser negativo no futuro.
Para desenvolver a resiliência é fundamental fortalecer a interioridade e aprender a se considerar capaz e competente. Fortificar a psique ajuda você a lidar melhor com as dificuldades. Desta forma é possível enfrentar emergências sem se sobrecarregar emocionalmente e aceitar os desafios da vida com mais flexibilidade. Pessoas resilientes são como o bambu num furacão: dobram-se, mas não quebram. E mesmo quando se sentem quebrados, sabem como consertar a situação, pois lutar faz parte da sua essência. Vamos descobrir todas as suas características.
Conhecem seus limites
Aqueles que são resilientes reconhecem os limites da separação entre si e as causas do sofrimento temporário . Ele sabe, portanto, que acontecimentos traumáticos podem fazer parte de sua história, mas isso não altera sua identidade.
Cercam-se de bons amigos
Pessoas resilientes tendem a se cercar de bons amigos, resilientes que são capazes de apoiar os outros sem invadir seus espaços, que sabem incentivá-los e que não tentam resolver os problemas dos outros sem primeiro pedir permissão.
Cultivam a auto-estima
Cultivam o próprio valor sem se vangloriar e sem julgar os outros, entendendo que cada pessoa é única e diferente. Quem é resiliente tem uma autoestima forte e não precisa fazer comparações, sabe ouvir atentamente o outro e sabe demonstrar empatia.
Sabem aceitar todas as situações
Uma pessoa resiliente sabe aceitar situações muito estressantes , sabendo que a cura pode levar tempo e que a dor e os obstáculos fazem parte da vida e lições valiosas podem ser aprendidas com eles.
São capazes de ouvir um ao outro
Essas pessoas valorizam a meditação, aprenderam a ouvir a si mesmas e a permanecer em silêncio. Além disso, aprenderam a viver o máximo possível no momento presente, sem ficarem muito apegados ao passado e sem se preocuparem excessivamente com o futuro.
Estão cientes de que não têm todas as respostas
É impossível ter sempre todas as respostas sobre o que acontece na vida e os nossos porquês. Pessoas resilientes sabem bem disso e também sabem que as respostas podem vir de forma natural e espontânea, principalmente quando não nos obrigamos a identificá-las. Quando necessário, sabem deixar fluir o pensamento e se abandonar ao que o dia a dia lhes oferece na vida física, emocional e espiritual.
Cuidam de si mesmos
Algumas pessoas parecem ter perdido a capacidade de cuidar de si mesmas e tendem a se deixar levar e a se negligenciar. Já as pessoas resilientes, graças ao seu cérebro emocional, sabem que você não pode se dedicar a ajudar os outros se primeiro não se sentir bem consigo mesmo. Aqui está então a importância de cuidar do corpo e da mente todos os dias.
Sabem como pedir ajuda
Todos nós precisamos da ajuda de outras pessoas em alguns momentos da vida, mas nem sempre temos coragem de pedi-la. Assim, uma pessoa resiliente sabe a quem recorrer quando precisa de apoio e ao mesmo tempo sabe como e quando ajudar os outros a melhorar as suas vidas.
Estão abertos a mudanças
Quem é resiliente está pronto para enfrentar as mudanças , consciente de que no dia a dia há poucas certezas. Ao se depararem com mudanças, as pessoas resilientes sabem como se comportar para começar tudo de novo. Eles têm muita fé no futuro e sabem que amanhã pode ser melhor.
Sabem como gerenciar o estresse
Eles encontraram técnicas pessoais para controlar o estresse, como meditação, escrita, esportes, música, dança ou ioga.
Com o tempo, uma pessoa resiliente encontrou a técnica mais adequada para gerir o stress e situações difíceis. Há quem opte pela meditação e pelo yoga, quem prefere escrever, outros ainda praticam desporto e se dedicam à dança.
Afinal, todos podemos nos treinar para nos tornarmos pessoas resistentes, não acha?