Anchor Deezer Spotify

Série de selos postais destaca os insetos benéficos à natureza

Série de selos postais destaca os insetos benéficos à natureza

Ligada à educação ambiental voltada ao público infantil, a coleção apresenta animais como abelha, louva-a-deus e joaninha

Abelhas, libélulas, microvespas, rola-bosta, louva -a-deus e joaninhas. Esses são alguns espécimes da natureza que foram representados, de forma lúdica e traços específicos para personagens infantis, na coleção de selos “Insetos benéficos”, criado no final do ano passado pelos Correios e Telégrafos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio-Norte – do Piauí. A iniciativa está ligada diretamente à educação ambiental voltada para crianças.

Os selos começaram a circular no mercado em dezembro, mas segundo a engenheira agrônoma Fábia de Mello Pereira, pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, que participou do projeto, há o intuito de retomar a divulgação dos selos com as crianças no período da volta às aulas, realizando campanhas nas escolas. Outra proposta é a de levar este público para visitar a sede da Embrapa Meio-Norte, para que os alunos possam conhecer de perto esses animais, mas tudo vai depender de algumas definições, inclusive sobre o avanço da Covid-19 no país.

Fábia Pereira contou que a equipe da Comissão de Divulgação do projeto ainda pensa em elaborar material para colorir, estórias em quadrinhos e até jogos infantis para tentar atrair a atenção das crianças. Mas as propostas estão em discussão.

Segundo ela, a coleção de selos “Insetos benéficos” é uma forma de conscientizar os meninos e meninas sobre a importância dos insetos, desmistificando a ideia de que eles são maléficos ao homem e ao meio ambiente. “Quando se pensa em insetos vêm logo à mente o medo, o fato de que eles trazem doenças e que devemos exterminá-los. É importante conscientizarmos as crianças para que elas cresçam sabendo que há insetos que são extremamente benéficos ao meio ambiente e ao ser humano”, declarou Fábia.

Dependendo do tipo, esses seres desenvolvem relevantes papéis na natureza, pois ajudam na produção de alimentos, propagação da vegetação, controle biológico e preservação ambiental.

Fábia Pereira, que ajudou na seleção dos insetos ue iam ser representados nos selos, explicou que um dos critérios adotados nessa escolha foi o de ressaltar espécimes que, de alguma forma, trouxessem benefícios à natureza e ao ser humano. Um dos grupos destacado foi o de insetos produzidos embiofábricas no Brasil, e que são comercializados para contribuir com o agronegócio, desempenhando papéis como o controle natural de pragas. “Isso ajuda a reduzir o lançamento de agrotóxico no meio ambiente”, frisou a pesquisadora, citando, como exemplo, a microvespa.

A abelha, por sua vez, auxilia na polinização e na produção de alimentos, já a libélula ajuda no controle biológico de pragas ou de insetos que transmitem doenças, como o mosquito da dengue. De uma forma geral, os insetos escolhidos auxiliam o homem de forma direta ou indiretamente.

Cada animal foi pesquisado e retratado com uma característica peculiar

O projeto da coleção de selos “Insetos benéficos” partiu da Comissão Filatélica dos Correios e Telégrafos. “Eles nosprocuraram para ajudar a selecionar os insetos e elaborar o material de conscientização”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Fábia de Mello Pereira. Ela explicou que, para ser atrativo para o público infantil, o selo foi criado de forma lúdica, com representações artísticas de forma humanizada.

Na imagem do rola-bosta, por exemplo, o besouro aparece fazendo malabarismo. Cada selo, também traz uma característica do inseto. No caso do desenho da abelha está escrito “polinizador”, no selo do louva-a-deus vem “controle biológico”. Na elaboração dos desenhos, foram utilizadas as técnicas de aquarela e lápis de cor para as ilustrações que foram aplicadas em computação gráfica, combinando recursos de softwares vetoriais e tratamento de imagem digital.

De acordo com a pesquisadora, o texto do edital referente ao projeto também foi escrito de forma descontraída, com uma linguagem infantil.

Cada selo custa R$ 1,80. O processo de impressão off-sete e verniz foi realizado na Casa da Moeda e cada folha dispõe de 24 selos.

Saiba Mais

Termo biofábricas se refere à estrutura de produção e laboratório responsáveis pela criação de microrganismos com determinada finalidade. Esses seres podem ser mudas vegetais, bactérias ou fungos, que podem manter o controle biológico de pragas e doenças ou agir como indutores de resistência e estimuladores de plantas, entre outras funções. Projetos do tipo são uma realidade graças à evolução da engenharia genética.

Nesse projeto, os Correios e Telégrafos, por meio da área da Filatelia, homenageiam os 30 anos do Tratado de Assunção, que resultou no Mercado Comum do Sul (Mercosul), possibilitando, dentre diversas atividades, a criação das Emissões Filatélicas com Temática Comum.