Sema e Recicla Latas realizam curso de capacitação em gestão de resíduos sólidos para gestores municipais

Sema e Recicla Latas realizam curso de capacitação em gestão de resíduos sólidos para gestores municipais

A partir da celebração de Acordo de Cooperação Técnica, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e a Recicla Latas, promoverão um curso de capacitação em gestão de resíduos sólidos para gestores municipais, e corpo executivo e operacional dos consórcios públicos de gestão de resíduos. O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, de 9h às 11h, pela plataforma Zoom, e contará com a participação do Secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, do Ministério Público, de equipe técnica especializada em gestão de resíduos, com integrantes da Recicla Latas e da Sema, além de convidados.

A Recicla Latas é a entidade gestora do sistema de logística reversa de latas de alumínio, conforme Termo de Compromisso firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020, sendo que os principais objetivos da entidade é manter o índice de reciclagem da latinha acima dos 95%, incentivar o desenvolvimento da economia circular, a educação ambiental da população e capacitação dos municípios para gestão adequada de resíduos.

O Ceará foi eleito para ser o primeiro Estado a receber a ação de capacitação realizada pela Recicla Latas, em parceria com a Sema, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (CODES), intermediada e organizada pelas técnicas Sarah Pianowski, Viviane Gomes e Luana Bezerra. “Visto que além das ações de educação ambiental para consumidores se faz necessário trabalhar os gestores públicos municipais, assim como o corpo técnico de prefeituras em todo o país, a Sema atuará com a Recicla Latas para a realização de capacitações para diversos públicos-alvo”, explica Sarah.

“Devido à exitosa política de gestão integrada de resíduos implementada pelo Estado, assim como pelas ações de implementação de logística reversa junto aos consórcios públicos de resíduos sólidos constituídos no Ceará, o mesmo servirá de modelo frente aos outros estados do Brasil com a primeira capacitação a ser realizada pela Recicla Latas”, ressaltou o titular da SEMA, Artur Bruno.

Logística reversa

A ação servirá de grande impulso da logística reversa frente às ações que o Estado prepara frente ao cenário legal e regulatório do setor em todo o território nacional. Além do firmamento deste Termo de Cooperação Técnica, o Ceará se prepara para firmar Termos de Compromisso com entidades gestoras de logística reversa de pneus e de aço. Em 2017, o Ceará firmou um Termo de Compromisso com o INPEV, entidade gestora da logística reversa de embalagens de agrotóxicos e vem tendo resultados muito positivos, acima dos esperados.

Diante do avanço da logística reversa no Brasil, o Ceará também está trabalhando na atualização de sua política estadual frente ao Novo Marco do Saneamento, de 2020, assim como dos avanços legais da gestão integrada e da logística reversa de resíduos no país.

Serviço

Data: 13 e 14/12/21

Horário: 9h às 11h

Local: plataforma Zoom

Link para cadastro e programação: https://bit.ly/3CVCz1l

Site: https://www.reciclalatas.com.br/