Qual tal aprender a plantar suas próprias ervas medicinais? A jardineira agroecológica Mafê Verdiani revela como cultivar seu remédio natural
A Mafê Verdiani fez uma transição radical de carreira: largou um cargo de diretora de multinacional para virar jardineira agroecológica. Hoje ela é professora universitária de paisagismo regenerativo, presta consultoria, implanta jardins comestíveis e dá cursos de jardim medicinal e comestível. Na próxima semana, ela compartilhará esse conhecimento em duas aulas gratuitas.
Cultivar suas próprias ervas medicinais em casa é uma ótima alternativa para ter sempre à mão os remédios naturais, que além de ser parte dos saberes tradicionais são cada vez mais validados pela ciência moderna ocidental.
O curso gratuito “Jardim Medicinal na Prática” ensinará o método de cultivo para que as plantas medicinais tenham os princípios ativos em sua potência máxima. Mafê vai mostrar como se faz o planejamento, a preparação do solo, a escolha das sementes e mudas, o plantio em vasos e canteiros, a manutenção, e a colheita correta das ervas medicinais.
A ideia é que, seguindo o passo a passo essencial, haja maior controle do processo: é a garantia de que as plantas medicinais não vão receber nenhum tipo de agrotóxico, não haverá contaminações, a adubação e plantio foi realizado na época correta assim como a colheita.
As duas aulas gratuitas são uma preparação do Curso Jardim Medicinal, que vai abrir as inscrições a partir do dia 1 de novembro, confira abaixo o cronograma:
Dia 30 de outubro, segunda, 20h
Aula 1 – Os 5 erros fatais do Jardim Medicinal
O que você não deve fazer de jeito nenhum e o jeito certo de cultivar seus remédios naturais
Dia 31 de outubro, terça, 20h
Aula 2 – Como combinar plantas medicinais
O melhor método de plantio para que você tenha ervas felizes e saudáveis no seu jardim