Anchor Deezer Spotify

De cenoura a maçã: confira 8 petiscos naturais para cães e gatos

De cenoura a maçã: confira 8 petiscos naturais para cães e gatos

Porém os médicos-veterinários alertam: mesmo sendo naturais, frutas e legumes não devem ser ofertados em excesso

Usados sobretudo como um reforço positivo ao comportamento de cães e gatos, os petiscos fazem parte da rotina dos pets. Contudo engana-se quem pensa que apenas aqueles comprados no pet shop podem ser usados para tal propósito, visto que muitas frutas e legumes também podem assumir esse papel.

“É importante que os tutores tenham a intenção de usar o petisco para educar e reforçar bons comportamentos dos seus pets. Oferecer petiscos como parte complementar à alimentação não tem indicação. Além disso, toda a quantidade oferecida não pode ultrapassar 10% das calorias diárias na dieta”, diz a médica-veterinária Flávia Rocha, especialista em medicina felina.

O médico-veterinário especialista em nutrição Fábio Alves Teixeira, do Veros Hospital Veterinário e colunista do Vida de Bicho, lembra que mesmo quando se opta por frutas e legumes como petiscos não se deve exagerar.

“Cães e gatos são diferentes dos humanos, portanto, por conta do aparato digestivo, muitas vezes, eles não possuem uma capacidade tão grande de retirar nutrientes de alguns itens muito fibrosos”, explica Fábio.

Mesmo quando se opta por frutas e legumes como petiscos não se deve exagerar (Foto: Pixabay/Alexa/CreativeCommons)
Mesmo quando se opta por frutas e legumes como petiscos não se deve exagerar (Foto: Pixabay/ Alexa/ CreativeCommons)

Abaixo, confira alguns alimentos que podem ser usados como petiscos por cães e gatos.

Maçã

Indicada para animais com sobrepeso e hipersensibilidade alimentar, a maçã ajuda no controle do mau colesterol, e, por conta do borônio, ajuda aliviar as dores articulares. Deve ser servida sem casca e sem sementes.

Morango

Rica em vitamina C, a fruta é benéfica ao metabolismo em geral, auxiliando na regeneração de músculos, dentes e ossos. Deve ser ofertada sem o cabo e pode ser consumida pelos pets in natura, picada ou congelada.

Banana

Calórica, a fruta deve ser servida com moderação, sem casca e em pequenos pedaços. Segundo os veterinários, não é interessante que o pet coma uma banana inteira como petisco.

Melão

Rico em água e vitamina C, o melão é uma boa opção para refrescar os pets nos dias quentes. Segundo os profissionais, a fruta deve ser ofertada em pequenas quantidades, sem casca ou sementes e cortada em cubos pequenos.

Melancia

Outra alternativa para os dias mais quentes, a melancia possui grande quantidade de vitaminas A e C, além de ser rica em água, o que é benéfico para o aparelho urinário dos animais. Assim como o melão, a fruta deve ser oferecida sem casca ou sementes e em pedaços pequenos.

Cenoura

Não são apenas os coelhos que podem comer cenoura, cães e gatos também podem ter o legume como petisco. Neste caso, ela deve ser servida crua e em formato de palito.

Abobrinha

A abobrinha é outro legume que pode ser servido como petisco para os pets. Ela pode ser servida sem casca, crua e em formato de palito.

Carne crua

Especialmente para os gatos, a carne crua também pode ser servida como petisco. Peito de frango e músculo bovino cortados em cubinhos e congelados por 72 horas antes da oferta são boas opções.

“Cães são onívoros e toleram bem carboidratos na dieta, mas os gatos não, as exigências nutricionais dos felinos contém uma quantidade mínima de carboidrato, que já é ultrapassada em muitas rações secas. Assim, aos felinos o que poderia ser oferecido como petisco natural seriam pequenos pedaços de carne crua ou cozida, de boa procedência e previamente congelada”, observa Flávia.

Longe do pote

Os veterinários lembram que, mesmo naturais, alguns alimentos devem ficar bem longe das vasilhas de cães e gatos, pois são tóxicos para estes animais. Fazem parte desta lista a carambola, a uva, o abacate, a cebola, a cebolinha, o alho e o alho-poró.