Anchor Deezer Spotify

De apenas 20 cm, pika entra para lista de animais ameaçados de extinção

De apenas 20 cm, pika entra para lista de animais ameaçados de extinção

Um animal pequeno, sem rabo e com aparência de um fofo urso de pelúcia chamou a atenção do cientista Weidong Li.

Ele foi enviado, junto com outros pesquisadores, em 1983, pelo governo da China para as áreas montanhosas do noroeste do país, com o objetivo de estudar doenças infecciosas e recursos naturais. Naquele período, Li trabalhava no Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China.

Contudo, o cientista não imaginava que ia se deparar com aquele mamífero de apenas 20 centímetros, saindo de uma fenda numa rocha. Ele, então, pegou um exemplar do animal e o enviou para análise na Academia Chinesa de Ciências, pois acreditava se tratar de uma nova espécie, e estava correto.

“Eles o encontraram escondido atrás de uma rocha e perceberam que haviam encontrado o pika”, disse Tatsuya Shin, um naturalista na China que trabalhou com os descobridores do pika para o National Geographic.

Pika de Ili encontrado em montanhas chinesas - Li Weidong/ Divulgação - Li Weidong/ DivulgaçãoPika de Ili encontrado em montanhas chinesas

Imagem: Li Weidong/ Divulgação

Weidong Li acabava de descobrir uma nova espécie, o pika de Ili (Ochotona iliensis). O pequeno mamífero vive a uma altitude entre 2.800 metros e 4.100 metros nas montanhas Tianshan, se alimenta de vegetação e parece ser solitário, pois não são avistados nem mesmo em par.

Depois de ver o pika de Ili pela primeira vez, foi mais difícil para o cientista e outros pesquisadores avistarem mais uma vez o animal. Foi só 30 anos depois, em 2014, durante uma expedição à cordilheira Tian Shan, que Weidong Li conseguiu registrar em foto o animal.

A espécie está em risco

A dificuldade em encontrar o pika de Ili não vem apenas de seus hábitos solitários. O animal é extremamente sensível às mudanças em seu ambiente. Assim, a agropecuária, a presença cada vez maior de pessoas em seu habitat e as mudanças climáticas estão impactando negativamente as populações.

Pika de Ili encontrado em montanhas chinesas - Li Weidong/ Divulgação - Li Weidong/ DivulgaçãoO pika de Ili é parecido com outras espécies de pika encontradas na América do Norte tanto na aparência quanto na alimentação e habitat.

Imagem: Li Weidong/ Divulgação

Na década de 1990, havia uma estimativa de cerca de dois mil indivíduos da espécie em todo o planeta. Acredita-se, porém, que esse número esteja diminuindo cada vez mais, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Atualmente, a China já considera a espécie ameaçada de extinção.

Pika de Ili é um Pokemón?

Pikachu - Reprodução - Reprodução“Naquela época, eu gostava muito de esquilos, então queria que o personagem tivesse bochechas inchadas”, disse a artista Atsuko Nishida sobre o Pikachu.

Imagem: Reprodução

Pela semelhança do nome e da fisionomia, muitas pessoas acreditam que o pika de Ili foi usado como inspiração para o Pikachu, a espécie mais famosa do Pokémon. Contudo, isso não é verdade.

A artista Atsuko Nishida, que criou o Pikachu, disse em entrevista ao jornal japonês Yomiuri Shimbun que o personagem foi inspirado nos esquilos. A confusão pode ser gerada, principalmente, pela semelhança dos nomes.

Contudo, “pika”, do nome de Pikachu, é uma onomatopeia japonesa para o som de uma faísca elétrica, e “chu” é o som que um rato faz.