Anchor Deezer Spotify

Conheça os primeiros óculos de sol do mundo feitos de pacotes de batatas fritas recicladas

Conheça os primeiros óculos de sol do mundo feitos de pacotes de batatas fritas recicladas

Na próxima vez que você jogar fora a embalagem de um pacote de batatas fritas , ela poderá acabar em um par de óculos de sol . Surpreso? Anish Malpani , de Pune, na Índia, também foi um deles quando percebeu o potencial inexplorado dos plásticos multicamadas .

Depois de passar os últimos dois anos fazendo experiências no laboratório de sua empresa Ashaya para encontrar uma solução, ele criou agora um processo para extrair quimiomecanicamente materiais desses resíduos com sua tecnologia com patente pendente e convertê-los em produtos de alta qualidade.

O primeiro é, como mencionado, um par de óculos de sol, da marca Without . Após a recente conclusão bem-sucedida do programa beta, a equipe está se preparando para o lançamento:

A meta do programa beta era vender 500 óculos de sol em três meses, mas nós os vendemos em seis dias! Vendemos 1.000 unidades até agora e estamos usando o feedback dos compradores para a nova versão.

Menos de 1% dos plásticos multicamadas são reciclados

Anish diz que regressou à Índia para encontrar uma solução impactante para a crise de resíduos do país e lançou a Ashaya em 2021. Mas isto depois de passar 15 meses na Guatemala e depois algum tempo em Nairobi a trabalhar com empresários e organizações locais sem fins lucrativos.

Ao retornar, ele pesquisou a crise de gestão de resíduos na Índia e os plásticos multicamadas pareciam uma escolha óbvia para trabalhar, já que menos de 1% deles são reciclados . Explicou:

O problema com os plásticos multicamadas é que eles incluem muitas camadas, como plástico, alumínio, etc. que não só são impossíveis de reciclar , como também diferem de produto para produto. Como resultado, é difícil padronizar o processo de reciclagem. Em comparação com outros processos de reciclagem de plástico multicamadas, o nosso concentra-se na extração de materiais e não na reciclagem em fim de vida.

Anish obtém seus plásticos diretamente de coletores de lixo e empregou cinco ex-coletores de lixo em regime de meio período. Também recolhe cerca de cinco quilos por dia de um colectivo de recolha de lixo dirigido por 12 a 13 mulheres catadoras de lixo.

Sua equipe compilou uma lista de 400 produtos e selecionou 70 deles, entre porta-retratos, carteiras, canetas, etc. Os óculos de sol foram escolhidos para seu primeiro lançamento da marca Without . E há uma razão pela qual é chamado assim:

Fizemos vários grupos de trabalho antes de escolher o nome. Porque estamos a construir um mundo sem resíduos, o consumidor pode comprar o nosso produto ‘sem’ preocupações.

 

Como ocorre o processo de reciclagem

O objetivo era criar um design simplificado e moderno , e o resultado é um wayfarer unissex leve e polarizado por UV “ que não quebra, mesmo se for dobrado ou jogado de um prédio ”.

Gostaríamos de ter outro estilo mais divertido, mas não tínhamos tempo e queríamos lançar o programa beta em breve. Não é apenas um bem sustentável, queremos que seja palatável .

Já no processo de reciclagem do Anish, o primeiro passo é separar os plásticos multicamadas, lavá-los e depois separá-los com sua tecnologia , onde o plástico é desmetalizado e separado.

Nós os compomos a partir de materiais de alta qualidade para fabricar produtos através de processos convencionais de moldagem por injeção. É difícil porque ninguém mais está fazendo isso e é complicado de lançar e dimensionar.

No entanto, Anish acrescentou que “ os óculos de sol não resolverão o problema do desperdício”. No entanto, seu trabalho é:

prova de conceito de que podemos pegar um material considerado impossível de reciclar e convertê-lo em materiais e produtos de alta qualidade.

Após o lançamento, o primeiro passo é diversificar e trabalhar com todos os plásticos e materiais. Além disso, pensa-se na valorização a longo prazo dos coletores de resíduos através de centros de reciclagem descentralizados .

Eventualmente, passaremos para todos os tipos de resíduos plásticos e o objetivo final é obter todos os resíduos sólidos urbanos.