Anchor Deezer Spotify

Chocolate como conhecemos pode deixar de existir em 40 anos; entenda

Chocolate como conhecemos pode deixar de existir em 40 anos; entenda

Se você faz parte do grupo de pessoas que ama chocolate, já pensou como seria sua vida sem ele? Isso pode acontecer. Veja o motivo.

Cá entre nós, quem nunca estava passando por um dia ruim e sentiu aquela vontade de comer um chocolate? Bom, se isso é um crime, estamos todos condenados, pois principalmente no período da TPM a mulherada adora investir em um chocolate, não é mesmo?

É algo incrível saber que uma simples fruta, quando misturada com determinadas quantidades de gordura e açúcar, pode se tornar algo tão delicioso.

Contudo, infelizmente, as notícias a seguir podem não agradar muito os fãs de chocolate. Isso porque, segundo o portal estadunidense Business Insiderde, de acordo com levantamentos realizados de forma recente por cientistas, eles chegaram à constatação de que, dentro de alguns anos, graças às mudanças climáticas repentinas, o cacau não mais conseguirá produzir seu fruto.

Não havendo mais cacau disponível, seria impossível, então, realizar a produção do chocolate.

E você, que adora comer um docinho depois do almoço ou nos períodos da TPM, já se imaginou sem ele?

O que está acontecendo com o cacau?

Já foi constatado que, em todo lugar do mundo, há alguém que adora um chocolate, não é mesmo? Pois bem, diante disso, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) compartilhou algumas informações a respeito do que está acontecendo com os pés de cacau.

Conforme aquilo que foi descoberto e divulgado, a planta possui alguns requisitos um tanto quanto exigentes para seu desenvolvimento.

Dizemos isso, pois, para haver o desenvolvimento de tal planta, são necessárias condições exatas de clima – como temperatura uniforme, alta umidade, chuva em excesso, proteção contra o vento e, por fim, um solo rico em hidrogênio.

Em outras palavras, isso significa que essa planta é perfeita para florestas tropicais. Mas, se realizarmos uma análise, veremos que os maiores produtores de cacau estão localizados na Costa do Marfim, Gana e, também, na Indonésia.

Até aqui tudo bem, mas as coisas começam a ficar mais complicadas quando passam a estimar que, nos próximos anos, tais países sofrerão um aumento de cerca de 2,1 ºC em sua temperatura até chegarmos ao ano de 2050. Isso significa que a plantação corre risco.

Embora você possa até acreditar que o número seja muito baixo para mostrar modificações significativas, não se engane! Isso porque ela é suficiente para fazer com que uma planta exigente como ela não consiga produzir frutos.

Decisão dos cientistas diante da questão

Sabendo dessa possível probabilidade se concretizar no futuro, os cientistas já começaram a ponderar sobre realizar uma alteração no DNA do cacau a fim de que ele possa ser mais resistente e continuar dando frutos, ainda que o clima não seja o mais ideal para sua frutificação.

Com isso, foi criada uma tecnologia chamada CRISPR, que está sendo utilizada e testada e pode servir para encontrar um método viável de desenvolver uma semente mais resistente.

Tudo isso para não haver a extinção do cacau e, consequentemente, do nosso querido chocolate.