Anchor Deezer Spotify

Centenas de espécies de mamíferos ainda são desconhecidas pela ciência

Centenas de espécies de mamíferos ainda são desconhecidas pela ciência

Centenas de espécies de mamíferos ainda são desconhecidas pela ciência, segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, na última segunda-feira (28). A equipe usou técnicas de machine learning para analisar a sequências de genes de 4.310 espécies de mamíferos.

Em fevereiro, descobrimos que provavelmente não existem animais gigantes terrestres vivendo no planeta sem que já se tenha conhecimento, por uma série de fatores. Assim, a maioria das pesquisas em torno desses animais tende a acabar na reclassificação da espécie, em vez de uma descoberta totalmente nova.

No novo estudo, pesquisadores reforçam essa teoria, uma vez que apontam que a maioria desses mamíferos ocultos tem corpo pequeno, como roedores. É justamente essa a característica que impede a ciência de descobrir as espécies, mas outro ponto é que elas se parecem tanto com espécies já conhecidas que parecem indiscerníveis.

Espécies ainda não descobertas pela ciência têm corpo pequeno, como os roedores (Imagem: CreativeNature_nl/envato)

O estudo ressalta, ainda, que não se pode afirmar com veemência que são espécies diferentes, antes da realização de uma análise genética. No entanto, segundo os próprios pesquisadores, não é exatamente uma surpresa que ainda haja tantos animais desconhecidos. A razão do artigo, na verdade, é prever onde essas espécies podem estar, indicando um primeiro passo rumo às novas descobertas.

A ferramenta de machine learning previu que espécies ocultas provavelmente seriam encontradas em áreas geográficas mais amplas, com maior variabilidade de temperatura. Muitas das espécies ocultas também podem estar em florestas tropicais, segundo a estimativa dos cientistas.

O artgo conclui que descobrir as novas espécies é importante para que se exerça o trabalho de conservação, uma vez que não é possível proteger uma espécie se não souberem que ela existe.