Anchor Deezer Spotify

Caminhar pode reduzir significativamente a dor no joelho causada pela artrite

Caminhar pode reduzir significativamente a dor no joelho causada pela artrite

Ter um estilo de vida ativo nem sempre é fácil, mas caminhar é algo acessível a quase todos. Seja indo e voltando do trabalho ou da escola, fazendo compras ou apenas dando um passeio relaxante, caminhar é bom para você de várias maneiras.

Um novo estudo mostrou que caminhar pode reduzir a dor no joelho e até retardar a progressão da artrite.

Além disso, caminhar melhora a resistência e a energia, ajuda a manter o peso sob controle e ajuda a reduzir o estresse, diabetes, derrame e até algumas formas de câncer.

O estudo

O estudo acompanhou 1.212 participantes, 73% dos quais caminhavam habitualmente. Os participantes tinham 50 anos ou mais e tinham osteoartrite do joelho, a forma mais comum de artrite.

A osteoartrite do joelho é um tipo de artrite, que ocorre quando a cartilagem da articulação do joelho se desgasta gradualmente. Quando alguém é diagnosticado com a doença, os médicos geralmente recomendam mudanças no estilo de vida, principalmente em pacientes com sobrepeso ou inativos.

A equipe dividiu os participantes em dois grupos: os que caminhavam por esporte e os que não caminhavam. Eles descobriram que no grupo “andador”, mesmo entre aqueles que relataram dor no joelho ao caminhar, houve melhora no controle da dor e progressão da artrite.

Aqueles que andaram tiveram uma diminuição de 40% na probabilidade de sentir dor.

Este estudo apoia a possibilidade de que o exercício de caminhada pode ajudar a prevenir o aparecimento de dores diárias no joelho. Também pode retardar o agravamento da condição devido à osteoartrite.

Em última análise, os pesquisadores recomendam caminhar para qualquer pessoa com artrite.

Graduada em Línguas e Civilizações Orientais pela Universidade de Roma La Sapienza. Possui vários anos de experiência em comunicação digital. Apaixonada por beleza, fitness, bem-estar e moda sustentável.