Anchor Deezer Spotify

Além da saúde: cigarros eletrônicos são “nova ameaça” ao meio ambiente

Além da saúde: cigarros eletrônicos são “nova ameaça” ao meio ambiente

Encontrados em vários formatos e tamanhos, esses dispositivos já aparecem em meio ao fluxo crescente de resíduos. Só no Reino Unido, dois dispositivos são descartados a cada segundo

Bitucas de cigarro são um dos maiores problemas ambientais nas cidades. Esses filtros entopem bueiros e poluem os oceanos com microplásticos. As versões eletrônicas também seguem a mesma sina. Para além dos riscos à saúde humana, a onda dos cigarros eletrônicos é uma “nova ameaça” ao meio ambiente.

Encontrados em vários formatos e tamanhos, esses dispositivos já têm sido encontrados em meio ao fluxo crescente de resíduos. Só no Reino Unido, cerca de 1,3 milhão de cigarros eletrônicos de uso único são jogados fora todas as semanas — ou duas unidades por segundo, aponta estudo da organização Material Focus, especializada em reciclagem.

Bitucas de cigarro e vaporizador encontrados em praia.  — Foto:  Brian Yurasits/Unplash

Bitucas de cigarro e vaporizador encontrados em praia. — Foto: Brian Yurasits/Unplash

Embora alguns e-cigarettes sejam reutilizáveis, eles são recarregados com cartuchos plásticos descartáveis, enquanto outros são totalmente descartáveis. Em média, cada vaporizador contém ainda 0,15 grama de lítio, o que ao longo de um ano pode acarretar em 10 toneladas de lítio no ecossistema. Isso equivale ao lítio de baterias dentro de 1.200 veículos elétricos, compara a agência EuroNews.

Para agravar, a maior parte dos jovens britânicos não sabem o que fazer com os aparelhos usados. Mais da metade relata jogá-los no lixo. “Precisamos tomar medidas urgentes para garantir que eles sejam reciclados”, disse Scott Butler, diretor executivo da Material Focus. Segundo ele, os fabricantes devem oferecem orientações claras sobre como descartar os cigarros eletrônicos e incentivar a reciclagem.