Anchor Deezer Spotify

Você sabe para que servem essas redes? Eles pegam neblina para abastecer árvores e campos com água

Você sabe para que servem essas redes? Eles pegam neblina para abastecer árvores e campos com água

Extensões de painéis, estruturas e redes a perder de vista encontram-se no arquipélago das Canárias e em Portugal. Eles são os chamados coletores de água de neblina, os coletores de neblina patenteados para explorar plenamente esse fenômeno meteorológico.

Nos dois países, isso é possível graças a um projeto intitulado Life Nieblas , financiado pela União Europeia, que visa capturar cada gota de água e fazê-la fluir para sistemas de coleta de neblina.

A água acumulada é então usada para irrigar os campos e implementar ações de reflorestamento na Espanha e em Portugal que, como toda a Europa, estão passando por uma seca sem precedentes.

Se as chuvas são quase inexistentes no continente europeu, porque não usar o nevoeiro a seu favor para regar o solo e melhorar a paisagem. Dessa forma, fazendo uso de um recurso natural, a iniciativa visa combater os efeitos desastrosos das mudanças climáticas.

Para isso, porém, são necessárias duas condições indispensáveis: o vento e claramente o nevoeiro, elementos que certamente não faltam em Espanha e Portugal.

Estamos abordando o reflorestamento de maneira mais viável e eficaz, atuando em áreas particularmente vulneráveis ​​às mudanças climáticas e à desertificação, disse Vicenç Carabassa, pesquisador principal do projeto.

Dado o sucesso da primeira fase do programa, os especialistas também introduziram coletores de névoa única, destinados a proteger espécies de árvores individuais.

Nas áreas mais afetadas pelos incêndios, a vegetação nativa, como o medronheiro, será plantada e monitorada graças a este sistema especial de irrigação.

A meta estabelecida é enorme: recuperar 215.000 litros de água do nevoeiro e repovoar 35 hectares de floresta só em Gran Canaria. E na ilha, grandes avanços já foram feitos com mais de 54.000 litros de água coletados.

Parece uma utopia, mas é a realidade. Uma realidade que também em outros estados se mostrou incrivelmente eficaz e que pode representar a solução para muitos desafios do futuro, como o acesso à água potável ou o combate à desertificação.