Anchor Deezer Spotify

Se você NÃO quer que seu gato te odeie, evite fazer essas 6 coisas

Se você NÃO quer que seu gato te odeie, evite fazer essas 6 coisas

Os gatos estão ganhando cada vez mais o coração dos brasileiros, e quem tem um pode confirmar como é bom chegar em casa no final de um dia cansativo e se sentir acolhido pelo ronronar de um gatinho adorável. Além disso, sendo animais que precisam de independência, podem ficar em casa sozinhos por muito tempo, não requerem muitos cuidados e não precisam de grandes espaços.

No entanto, existem algumas coisas que os gatos não suportam nos humanos, e saber disso nos ajudará a entender um pouco melhor suas reações e comportamentos, melhorando assim a convivência com nossos amigos felinos.

Aqui estão algumas coisas que os gatos odeiam nos humanos:

Gatos odeiam tomar banho

gato-odeia-banho

©Eduardo Gonzalez Diaz/123rf

Embora existam algumas exceções, a maioria dos gatos discorda da ideia de tomar banho. As razões podem ser diferentes: não gostam de se sentir controladas, com o cabelo molhado sentem-se mais pesadas e menos ágeis, além disso sendo a sua pele sensível tendem a sentir-se mais frias.

Mesmo o aspecto evolutivo poderia justificar sua rejeição. De fato, os ancestrais de muitas raças de gatos vieram do Oriente Médio, uma região de clima desértico onde raramente se encontravam grandes quantidades de água, alimentando assim uma certa desconfiança em relação a ela.

Gatos odeiam carinho excessivo

©Pavel Romanchenko/123rf

Abraços e carícias? Sim, mas só quando decidem e sem exagerar. Na verdade, ao contrário dos cães, são animais bastante independentes e muitas vezes pouco sociáveis. Para os gatos, o contato físico é uma forma de domínio, por isso eles só se deixam acariciar quando querem e não quando você tem vontade.

Gatos odeiam sons altos

©Anna Yakimova/123rf

Os gatos precisam de uma vida tranquila, sem excessos. Tendo uma audição muito sensível, eles também odeiam sons altos. Os gritos, o barulho do aspirador de pó ou o latido dos cães podem causar estresse ou ansiedade nos gatos, portanto, para não incomodar nossos amigos de quatro patas, aconselhamos que você não aumente excessivamente o volume da televisão ou do rádio, e em geral, evite ruídos altos.

Gatos odeiam cheiros fortes

©Marina Diakova/123rf

Além da audição, o olfato dos gatos também é altamente desenvolvido e por isso eles odeiam cheiros muito fortes. Sendo animais que também se comunicam através de cheiros, sentir-se cercado por poderosas fragrâncias humanas pode ser bastante irritante.

Gatos odeiam ser ignorados

Gato Frajola

@liuksena/pixabay

Os gatos são independentes, mas não solitários. Eles precisam da companhia de outros gatos e de seus amigos de duas patas. É verdade que eles não gostam de carinho excessivo, mas ao mesmo tempo não gostam de ser ignorados, e por isso sempre virão até você procurando carícias quando quiserem, e se forem ignorados repetidamente, podem até “punir” você, por exemplo, molhando sua cama ou sapatos.

Os gatos odeiam a falta de limpeza

©sonjachnyj/123rf

Odiando a água, você pode pensar que são animais sujos, mas os gatos são realmente obcecados por limpeza e higiene pessoal e se limpam sempre que possível. É por isso que eles não ficarão felizes morando em uma casa suja e, mais importante, eles odiarão encontrar sua caixa de areia suja. Para ajudar na sua convivência, portanto, tente sempre limpar sua caixa de areia depois que ele tiver feito suas necessidades e tente manter as áreas do seu gato sempre limpas.

E o que seus gatos mais odeiam?

  
Comunicadora social especializada em jornalismo ambiental e terceiro setor, mestre em Comunicação Ambiental e em Inovação Social. Em greenMe encontrou seu habitat ideal.