Anchor Deezer Spotify

Quanto mercúrio os humanos emitem na atmosfera? Pesquisa mostra dados

Quanto mercúrio os humanos emitem na atmosfera? Pesquisa mostra dados

Um estudo de Harvard fez cálculos referentes à emissão dos últimos 500 anos

Nos últimos 500 anos, a humanidade aumentou a concentração atmosférica de mercúrio potencialmente tóxico em quase sete vezes. É o que revela um estudo da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

Para chegar a esse número, pesquisadores desenvolveram um novo método que determina, com precisão, a quantidade da substância que é emitida anualmente por vulcões – pois esses são os maiores responsáveis naturais pelo mercúrio liberado na atmosfera. Com base nos números verificados e a utilização de um modelo computadorizado, os cientistas obtiveram a estimativa das emissões humanas.

A pesquisa aponta que antes de os humanos começarem a liberar mercúrio na atmosfera, ela continha cerca de 580 megagramas da substância. Em contrapartida, um estudo de 2015 avaliou todos os medidores atmosféricos disponíveis e estimou que esse número havia chegado à soma de 4 mil magagramas. A maior parte das emissões de mercúrio por ação humana se dá através na queima de combustíveis fósseis.