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Quais são os caminhos para reduzir desperdício de alimentos?

Quais são os caminhos para reduzir desperdício de alimentos?

Conscientização do consumidor em relação ao desperdício de alimentos mais que dobrou nos últimos dois anos

A conscientização do consumidor em relação ao desperdício de alimentos mais que dobrou nos últimos dois anos, à medida que o aumento dos preços dos alimentos, os desafios da cadeia de suprimentos, a pandemia e as preocupações com a sustentabilidade estão impactando o comportamento do consumidor.

Conforme o relatório  do Capgemini Research Institute, “Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem” (“Reflita. Repense. Reconsidere . Por que o desperdício de alimentos é um problema de todos”)  que entrevistou 10 mil consumidores e executivos de mil grandes organizações de fabricação e varejo de alimentos, 72% dos consumidores estão cientes de seu desperdício de alimentos, em comparação com apenas 33% dos consumidores antes de 2020.

O desperdício de alimentos pode ocorrer por vários motivos:

-Produtos frescos que se desviam de seu estado ideal, por exemplo, em forma, tamanho ou cor, são frequentemente removidos da cadeia de suprimentos durante as operações de classificação.
-Alimentos que estão próximos, no prazo ou além do prazo de validade são frequentemente rejeitados pelos consumidores e/ou descartados pelos varejistas.
-Grandes quantidades de alimentos saudáveis e comestíveis são muitas vezes excedentes às necessidades e posteriormente descartados pelas cozinhas domésticas e estabelecimentos de alimentação.

Hoje já é possível afirmar que os consumidores já estão procurando maneiras de reduzir o desperdício de alimentos. Houve um crescimento de 80% anual nas buscas nas mídias sociais por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos. A economia de custos (56%), as preocupações com a fome no mundo (52%) e as mudanças climáticas (51%) são as principais razões que contribuem para isso.

Embora os consumidores admitam sua responsabilidade, com 60% sentindo-se culpados por desperdiçar alimentos, eles também percebem que varejistas e fabricantes de alimentos não estão fazendo o suficiente para ajudá-los a conter essa questão. Quase dois terços (61%) dos consumidores desejam que marcas e varejistas façam mais para combater o desperdício de alimentos e 57% está desapontado, pois sente que as empresas não se importam o suficiente com o tema.

O relatório ainda salienta que, as empresas de alimentos podem educar e apoiar melhor o consumidor. À medida que cresce a conscientização do consumidor sobre a questão do desperdício de alimentos, os varejistas e fabricantes de alimentos devem tomar medidas para conquistar a confiança do consumidor, cita o relatório. Cerca de 91% dos consumidores dizem que estão dispostos a comprar de marcas e varejistas que divulgam informações sobre seu desperdício de alimentos, enquanto 58% aumentará seus gastos com empresas tomando medidas ativas para gerenciar o desperdício de alimentos.

Engajar consumidores e funcionários em iniciativas de gerenciamento de desperdício de alimentos: as organizações podem usar a tecnologia para atrair comportamentos de prevenção de desperdício entre os consumidores, reforçar as iniciativas de conscientização e estimular os funcionários a incentivar o comportamento proativo. Colaborar em toda a cadeia de valor: a implementação e dimensionamento de soluções de tecnologia, como previsão de demanda orientada por dados, monitoramento de temperatura e gerenciamento de estoque, podem ajudar as organizações a maximizar o impacto. Uma cadeia de suprimentos ágil e inteligente com ecossistemas de compartilhamento de dados, maior colaboração em todo o ecossistema pode auxiliar na aceleração da mudança.

Os dados foram divulgados pela Capgemini.