Anchor Deezer Spotify

Projeto recicla sabonetes de hotéis para fazer doações a crianças

Projeto recicla sabonetes de hotéis para fazer doações a crianças

A Clean the World faz parceria com estabelecimentos para reciclar os sabões

Executivo de tecnologia, Shawn Seipler passava 150 dias por ano em hotéis em viagens de negócios. Em uma noite de 2008, ele se perguntou o que acontecia com o sabonete de quarto de hotel não utilizado. Então, ligou para a recepção do estabelecimento e descobriu que todos eram jogados no aterro sanitário. “Eu não conseguia parar de pensar nisso”, diz Seipler ao The Hustle. “Decidi que tinha de fazer algo a respeito.”

Hoje, ele comanda a Clean the World, projeto que leva milhões de barras de sabão que seriam descartadas a crianças carentes. Para conseguir dinheiro para a iniciativa, ele foi em busca dos próprios hotéis, que fazem planos de assinatura pagando uma pequena taxa (US$ 0,50 a US$ 1 por quarto, por mês) para participar de um programa de reciclagem de sabão.

As empresas recebem tudo o que precisam para agilizar as doações e se livrar de seus resíduos: caixas de armazenamento, remessa, treinamento de funcionários. Os estabelecimentos também recebem relatórios de impacto detalhando o impacto social e ambiental de suas doações.

Hoje, a Clean the World faz parceria com mais de 8 mil estabelecimentos — aproximadamente 1,4 milhão de quartos no total — em todo o mundo. Seu maior parceiro, o Hilton contribuiu com 14,5 milhões de barras de sabão em menos de três anos.

O programa começou na cidade natal de Seipler, Orlando, nos Estados Unidos. No início, ele mesmo ia aos estabelecimentos e pedia as sobras. Segundo o empreendedor, os hotéis aceitaram de prontidão. Seipler e alguns amigos montaram, então, uma pequena “oficina” em uma garagem. Eles raspavam a parte externa das barras de sabão artesanalmente, com descascadores de batata. Depois, os sabonetes eram moídos, derretidos e moldados de novo. Por fim, já secos, tornaram-se novas barras. Atualmente, a produção é feita em fábricas maiores.

Quando o sabão está pronto para sua segunda vida, a Clean the World trabalha com parceiros humanitários, como Unicef, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Visão Mundial e Children International, para determinar onde os produtos são mais necessário no mundo. Com os parceiros, eles podem trabalhar com clínicas e escolas locais, ensinando protocolos de higiene para crianças e monitorando a eficácia.

Até o momento, a organização distribuiu mais de cinco milhões des kits para abrigos para pessoas que enfrentam escassez na cadeia de suprimentos de saneamento.