Anchor Deezer Spotify

Projeto da Semam fez o plantio de quase 400 mudas da Mata Atlântica em calçadas e praças públicas este ano

Projeto da Semam fez o plantio de quase 400 mudas da Mata Atlântica em calçadas e praças públicas este ano

O Projeto Árvores da Cidade, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já realizou 393 plantios de mudas entre 2021 e 2022 nas calçadas residenciais e praças públicas da Capital. Se somados ao início da gestão do prefeito Cícero Lucena, são cerca de 4 mil, segundo informações de Martinho Queiroga, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam (Divar).

“O projeto visa conquistar a condição de carbono zero na cidade e oferecer sombreamento às residências, diminuindo o calor e possibilitando mais comodidade às pessoas durante o passeio ao ar livre”, justificou.

Conforme explicou, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) é parceira nesse projeto, à quem cabe a padronização das calçadas para receber o plantio das espécies. “De acordo com essa padronização, plantamos as espécies de porte médio, acima de 1,5 metro, nas calçadas. Também fazemos a doação de árvores abaixo desse tamanho para dentro dos jardins”, ressaltou o responsável pela Divar.

Martinho Queiroga informou que a Semam utiliza mais de 20 espécies da Mata Atlântica na arborização e reflorestamento da cidade, entre elas, Ipês Rosa, Amarelo e Roxo, além do Pau-Brasil, Sibipiruna, Castanha do Pará, Castanheira do Maranhão, Pata de Vaca e Jacarandá.

Ele disse que a Semam tem realizado o monitoramento e identificação dos indivíduos arbóreos, através de QR Code, e que estas informações estão sendo disponibilizadas ao público através de um equipamento chamado totens – placas – que oferece o histórico das árvores. “Todas as 393 espécies plantadas até agora possuem QR Code. Nas praças, elas recebem os toténs com QR Code único com as descrições de todas as árvores das respetivas praças e parques. Fizemos novas identificações recentemente na Praça João Brasil, em Miramar; Parque Solon de Lucena e algumas ruas nos bairros do Cristo, Mangabeira, Oitizeiro, Bancários, na Bica”, destacou.

Dentro do Projeto Árvores da Cidade, ele citou plantios na Estação Cabo Branco, Praça do Caju – Bessa, Praça Desembargador Osias Nacre Gomes – Bessa, Praça do Coqueiral – Mangabeira; Praça da Paz – Bancários; Praça João Brasil – Miramar; Parque Solon de Lucena – Centro; Praça Engenheiro Solon de Lucena; Rua Cuba – Mumbaba; Rua África – Mumbaba; Rua dos Camarões – Seixas e Praça da Rotan – Manaíra.

Viveiro Florestal- A Semam mantém um viveiro no bairro do Valentina, nas dependências do Sesc Gravatá, que fornece à população mudas nativas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Cada pessoa tem direito a solicitar, gratuitamente, até duas mudas.