Anchor Deezer Spotify

Primeira telha solar brasileira está sendo produzida; entenda como funciona

Primeira telha solar brasileira está sendo produzida; entenda como funciona

Novidade permitirá que brasileiros gerem energia solar diretamente do seu telhado, de forma simples e inovadora

Com a grande necessidade de que mais pessoas adotem atitudes sustentáveis no dia a dia, muitas empresas vêm buscando oferecer novas alternativas no mercado para que elas consigam fazer sua parte sem grandes esforços. Um dos principais requisitos da sustentabilidade é a preservação dos recursos naturais através da economia, que se concentra especialmente na água e na energia elétrica. A aplicação de fontes de energia limpas no cotidiano da população ainda está longe de ser realidade, mas já é possível adotar tais medidas individualmente, através de produtos produzidos especialmente para esses fins.

Esse é o caso da telha solar fotovoltaica da Eternit, empresa brasileira especializada na fabricação de telhados e outros tipos de materiais de construção. Em desenvolvimento desde 2019, o produto foi aprovado pelo Inmetro no fim de 2020, e atualmente já se encontra disponível para venda. Seu diferencial é a capacidade de absorver energia solar para auxiliar no fornecimento elétrico da residência, permitindo que o morador utilize energia limpa e ainda economize na conta de luz.

Essas telhas unem o melhor das duas coisas em um único produto. Esteticamente, elas ainda são idênticas aos modelos mais tradicionais, sendo fabricadas com concreto, em um formato em curvas. A única diferença é que, em cada ondulação, foram adicionadas chapas escuras, as mesmas utilizadas para absorver energia solar; o peso e a forma de instalação são os mesmos das telhas convencionais, então não existe nenhuma grande alteração além do recurso adicional.

Como funciona a energia solar?

O modo como a energia solar é convertida não se difere do método de captação mais tradicional, já que o material utilizado ainda é o mesmo. Sempre que a luz do sol bate sob essas placas escuras, ela libera uma partícula de elétron que percorrerá o circuito, até se juntar com os demais, dessa forma gerando uma corrente elétrica. Ao receber luz continuamente ao longo do dia, é possível gerar muita energia, algo que pode ser ainda mais aprimorado conforme os profissionais de engenharia elétrica consigam desenvolver novas soluções com o tempo.

Antigamente, a única forma de utilizar energia solar em casa seria instalando placas escuras no telhado, o que não era esteticamente agradável e tinha um custo muito alto – um dos principais fatores que impediu a popularização dessa fonte de energia. As telhas fotovoltaicas resolvem os dois problemas, pois possuem um valor mais acessível e ainda contam com um visual semelhante ao padrão das casas brasileiras.

Em longo prazo, a economia pode ser alta, podendo reduzir em até 90% o consumo de energia elétrica e, consequentemente, a conta de luz. É vantajoso para o bolso e para o meio ambiente, que terá seus recursos naturais preservados.

Foto – Pixabay