Anchor Deezer Spotify

Presidente da COP28 volta atrás e diz que foi “mal interpretado”; veja destaques do 5º dia

Presidente da COP28 volta atrás e diz que foi “mal interpretado”; veja destaques do 5º dia

Al Jaber, que também preside a companhia de petróleo dos Emirados Árabes, agora diz que a redução e eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é essencial e sua fala foi “deturpada”

O presidente COP28, sultão Ahmed Al Jaber, que também preside a companhia de petróleo dos Emirados Árabes, deu uma resposta surpreendente a uma pergunta de um repórter do Sydney Morning Herald que se dirigiu diretamente a um texto do Guardian, divulgado no domingo (4), mostrando que ele afirmou que não há base científica que justifique encerrar o uso de combustíveis fósseis como maneira de manter o aquecimento global em 1,5°C. Ele alegou que havia sido deturpado e fez uma defesa de sua formação e crença na ciência.

Al Jaber disse que tinha “um respeito incrível por Mary Robinson”, ativista e ex-presidente da Irlanda, que conduziu a entrevista, depois de ter sido acusado de ser arrogante ao afirmar que não havia necessidade científica de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, acrescentando: “Fiquei muito honrado em receber o convite dela para falar em uma discussão sobre clima e gênero”.

Em seguida, ele passou a falar sobre as reportagens da mídia a respeito de seus comentários: “Vamos apenas esclarecer minha posição em relação à ciência… Sinceramente, acho que há alguma confusão e deturpação por aí. Deixe-me primeiro me apresentar a você. Sou engenheiro por formação. É a ciência e o meu respeito pela ciência e a minha convicção pela ciência e a paixão pela ciência que me permitiram progredir na minha carreira”, garantiu.

Al Jaber disse ainda que complementou isso com “habilidades empresariais e econômicas” para progredir em sua carreira. Ele acrescentou: “A redução e eliminação progressiva dos combustíveis fósseis… é essencial. Precisa ser ordenado, justo, justo e responsável.”

Al Jaber acusou aqueles que relataram os seus comentários sobre a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis de “minar” a sua mensagem: “Permitam-me dizer que estou bastante surpreendido com a tentativa constante de minar esta mensagem”.

Al Jaber se defende citando destaques da COP28

Em coletiva de imprensa, Al Jaber defendeu o seu mandato até o momento como presidente da COP28, depois de este ter sido exposto após o seu questionamento sobre a ciência por detrás da eliminação progressiva dos combustíveis fósseis.

Ele disse que seus esforços tiveram muito sucesso até agora, apontando o “acordo inovador sobre perdas e danos” para começar a preencher uma “conta bancária vazia ”. Ele também disse que a conferência “abordou o metano” pela primeira vez e fez dele uma das suas “principais prioridades”.

O presidente da COP28 também chamou a atenção para as os milhões de dólares prometidos pelos países nos primeiros quatro dias da conferência. Al Jaber disse ter uma “intenção genuína e sincera de assumir essa responsabilidade e tentar traduzir todo este grande progresso em ações reais”.