Poluição do ar coloca vida de crianças ao redor do mundo em risco
Dados da OMS apontam que 93% das crianças ao redor do mundo são afetadas pela poluição
A poluição do ar é um problema recorrente em cidades grandes e que afeta todos os seus habitantes. Contudo, nos últimos anos, vem sendo dada uma atenção maior em relação às crianças, que são o grupo mais prejudicado pela má qualidade do ar. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2018, aponta que mais de 600 mil crianças morrem todos os anos por causa da poluição atmosférica, além de 93% da população infantil do mundo ser afetada.
Sempre foi de conhecimento público que a poluição do ar é altamente prejudicial para as vias aéreas, mas ainda existia uma incerteza científica em relação aos seus efeitos em crianças. Cada vez mais, novas pesquisas foram comprovando que pulmões infantis são mais vulneráveis aos efeitos das substâncias tóxicas da poluição, como é o caso de um estudo sueco que acompanhou 1.900 crianças, com média de 8 anos de idade.
Os pesquisadores acompanharam ano a ano a saúde respiratória de todas essas crianças, verificando como a poluição afetava seu desenvolvimento pulmonar. No primeiro ano de vida, a perda já era significativa, podendo chegar a 10%, caso a criança apresentasse alguma herança de alergia respiratória. Os poluentes causam inflamações nas vias respiratórias, diminuindo a capacidade expiratória e acumulando ainda mais danos com o passar do tempo.
Essa pesquisa reforça os dados apresentados no relatório da OMS, considerando que a maioria das crianças que morrem por causa da poluição tem menos de 5 anos de idade. Esse já é um problema que começa a se desenvolver desde a gestação, pois a exposição das gestantes aos poluentes também interfere na saúde dos seus filhos. Os casos que não acabam em fatalidade resultam no surgimento de doenças respiratórias crônicas no futuro.
Pessoas que vivem na cidade grande não possuem muitas alternativas para controlar a poluição atmosférica. O excesso de veículos nas ruas é o principal fator, contribuindo continuamente com um ar mais tóxico. Enquanto não existirem políticas públicas adequadas para controlar a emissão de poluentes dentro desses polos urbanos, essa estatística continuará sendo uma realidade.
Uma solução para amenizar a baixa qualidade do ar na cidade grande é através de um purificador de ar grande, que pode ser utilizado em qualquer espaço interno. Ter um desses em casa ajuda a eliminar partículas de poluição do ambiente e manter a atmosfera mais limpa e saudável para todos que vivem ali.