Anchor Deezer Spotify

Nove estados estão em alerta para possível epidemia de gripe

Nove estados estão em alerta para possível epidemia de gripe

Pelo menos nove estados já declararam que estão passando por surtos e epidemia de gripe provocada pelo vírus Influenza. O Rio de Janeiro e outras cidades da Região Metropolitana da capital fluminense foram as primeiras que decretaram epidemia de gripe, em meados de novembro.

Além do Rio de Janeiro, Belém (PA), Porto Velho (RO) e Salvador (BA) já confirmaram que estão vivendo surtos de gripe. O estado do Espírito Santo também apresenta indicativos de que, em breve, deve viver uma epidemia de Influenza.

São Paulo e BH em alerta

Em São Paulo, os principais hospitais públicos e privados têm registrado aumentos expressivos nos fluxos de pacientes com sintomas de gripe nas últimas semanas. Com isso, o tempo de espera nos corredores dos hospitais tem ficado cada vez maior, podendo chegar a até seis horas.

O número de pacientes com sintomas de gripe também aumentou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Segundo a prefeitura, foram mais de 373 mil diagnósticos registrados até a última terça-feira (14). De acordo com a administração, esses números colocam a capital mineira em estado de alerta para epidemia.

O número de casos de gripes em Belo Horizonte já é 36,6% maior do que os registros de todo o ano de 2020. Durante o ano passado, a capital mineira registrou 273 mil casos de pacientes com sintomas gripais.

Influenza A (H3N2)

Variante A (H3N2) escapa das vacinas que foram aplicadas no Brasil. Imagem: MedstockPhotos – shutterstock

O Amazonas também está em alerta em decorrência do aumento de casos de gripe no estado. Só em Manaus, foram registrados 309 casos de Influenza entre os dias 13 de outubro e 13 de dezembro, sendo 272 deles do tipo Influenza A (H3N2).

Além das variantes A e B da Influenza, também circula no Brasil a cepa A (H3N2), que não é coberta pelas vacinas aplicadas por aqui. Esta cepa já causou cinco mortes só no Rio de Janeiro até o momento e é responsável pela maior parte dos casos registrados no Brasil até o momento.