Anchor Deezer Spotify

Não jogue borras de café fora, elas valem ouro! Você já tentou adicioná-los diretamente ao solo da planta?

Não jogue borras de café fora, elas valem ouro! Você já tentou adicioná-los diretamente ao solo da planta?

Sabemos que a borra de café é um dos fertilizantes naturais gratuitos mais utilizados e eficazes. Quer sejam adicionados ao composto doméstico ou despejados diretamente no solo da planta, estes restos revelam-se inestimáveis ​​no fornecimento de nutrientes às plantas, em particular para plantas acidófilas como hortênsias, gardênias, etc. é necessário não abusar do café porque se usado incorretamente pode ser um problema em vez de uma ajuda.

Então vamos ver como fazer compostagem correta com borra de café e como aproveitá-la no jardim e no cuidado das plantas da forma mais eficaz, transformando-a verdadeiramente de resíduo em recurso.

A maneira mais comum de usar a borra de café como fertilizante é adicioná-la à sua compostagem doméstica. A compostagem da borra de café ajuda a enriquecer e adicionar nitrogênio à sua pilha de compostagem . Certifique-se de misturá-los com outros materiais orgânicos, como restos de frutas e vegetais, restos de comida, etc. O composto enriquecido com borra de café fornecerá às plantas nutrientes essenciais, como nitrogênio, potássio e magnésio.

Fertilizante direto

Outra maneira de usar a borra de café como fertilizante é adicioná-la diretamente ao solo da planta. Espalhe-os pela base das plantas e evite concentrá-los em um único ponto. Então, você pode cobri-los levemente com um pouco de terra. A borra de café libera gradualmente nutrientes no solo à medida que se decompõe. O que você deve ter em mente ao usar esta solução é que, embora a borra de café adicione nitrogênio ao seu composto, ela não adicionará nitrogênio imediatamente ao solo. Mas trarão diversos benefícios ao solo a longo prazo.

Na verdade, a borra de café também ajuda os microorganismos úteis para o crescimento das plantas a prosperar e atrair minhocas. Além disso, a borra de café pode ajudar a baixar o pH do solo, que se torna mais ácido: um elemento positivo para as plantas que gostam de ambientes ácidos, como as azáleas ou as hortênsias.

Muitos vegetais também gostam de solo levemente ácido, assim como algumas culturas de raízes, como rabanetes e cenouras; mas tenha cuidado com os tomates que, por outro lado, não gostam de solos com pH muito baixo. Obviamente, isso não se aplica às borras de café usadas que são enxaguadas, pois têm um pH quase neutro de 6,5; como resultado, eles não afetam os níveis de acidez do solo.

Cobertura morta

A borra de café diretamente no vaso ou no solo adiciona matéria orgânica e, usando-a dessa forma, melhora a drenagem do solo, a retenção de água e a aeração. Em particular, usá-los para cobrir o solo (mesmo em vasos) tem as seguintes vantagens:

  • Retenção de umidade: a borra de café atua, de fato, como uma barreira protetora no solo, evitando que a água evapore rapidamente. Essa cobertura morta ajuda a reter a umidade no solo, reduzindo a necessidade de rega frequente e mantendo o solo úmido por mais tempo. Isso é especialmente útil em climas quentes ou secos.
  • Controle de ervas daninhas: Mulching com pó de café pode ajudar a suprimir o crescimento de ervas daninhas. As camadas de borra de café criam uma barreira física que dificulta a germinação e o crescimento das ervas daninhas, diminuindo a competição por nutrientes e espaço com as plantas desejadas.
  • Proteção Contra Gelo: Durante períodos de frio intenso, a cobertura morta com pó de café pode fornecer algum isolamento térmico para as raízes das plantas. Essa camada extra de cobertura morta pode proteger as raízes da geada e das variações de temperatura, ajudando as plantas a sobreviver melhor ao inverno.

Repelentes de insetos, animais ou ervas daninhas

  • Repelente de lesmas: a teoria é que a cafeína afeta negativamente essas pragas, então elas evitam o solo onde estão as borras de café.
  • Repelente para gatos: o que evitará o uso do solo como lixo
  • Herbicida: borra de café pode ser fatal para ervas daninhas, graças às propriedades alelopáticas , e também alguns patógenos fúngicos e alguns tipos de parasitas.
  • Alimentos para minhocas: Útil se você estiver fazendo a vermicompostagem com um recipiente para minhocas.

Embora nem sempre seja recomendado, usar pó de café fresco não deve ser um problema. Lembre-se, porém, de usar grãos de café com moderação e diluí-los com outros materiais orgânicos ou terra. Sempre teste o efeito da borra de café em uma pequena área antes de aplicá-la extensivamente no jardim para garantir que suas plantas respondam positivamente.