Anchor Deezer Spotify

Milhões de crianças não sabem onde crescem bananas ou o que são damascos

Milhões de crianças não sabem onde crescem bananas ou o que são damascos

Eles não têm ideia de onde crescem as bananas, nem como as batatas são cultivadas e nunca ouviram falar de frutas conhecidas e populares, como damascos e mirtilos, enquanto alguns até pensam que as galinhas têm quatro patas. Parece absurdo, mas milhões de crianças britânicas ou desconhecem totalmente a existência de certos produtos oferecidos pela Mãe Natureza ou não sabem praticamente nada sobre sua origem. E não estamos falando de crianças que ainda frequentam o jardim de infância, mas de crianças que frequentam o ensino fundamental.

Essa triste realidade nos é revelada por uma pesquisa recente realizada no Reino Unido pela histórica empresa Robinsons, especializada na venda de sumos de fruta, por ocasião do lançamento do jogo “The Big Fruit Hunt” (uma experiência de realidade aumentada que desafia jogadores para coletar frutas virtuais e participar de um sorteio para ganhar prêmios).

O estudo considerou 750 crianças, com idades entre 6 e 12 anos. O que surgiu foi preocupante: mais de um quarto dos jovens entrevistados admitiram não saber onde as bananas crescem e 23% não tinham ideia de que as batatas eram arrancadas do solo. Em vez disso, 49% acreditam que o abacaxi cresce em árvores, enquanto 24% dos pré-adolescentes estão convencidos de que algumas frutas e vegetais são derivados de animais (13% acreditam) ou até pescados no mar (essa é a opinião compartilhada pelo 11% das crianças).

Cerca de 31% das crianças acham que frutas e legumes vêm de supermercados e mais de um quarto dos entrevistados acredita que os produtos que comem são todos cultivados no Reino Unido.

Mas o fato mais surpreendente é que apenas 4 em cada 10 crianças conhecem damascos. Não há melhor para as nectarinas: apenas 35% dos entrevistados já ouviram falar delas.

Ficamos surpresos com algumas das estatísticas que nossa pesquisa mostrou, especialmente para aquelas crianças que desconheciam certas frutas. – comentou a porta-voz de Robinsons Charlotte White – E também parece que não é por falta de interesse, então formas mais envolventes podem ser oferecidas para incentivar as crianças a aprender mais. Também é animador ver que as crianças gostariam de tentar cultivar seus próprios produtos.

Embora ainda haja muita confusão sobre esses produtos, 54% das crianças disseram que tentaram cultivar frutas e hortaliças, enquanto 64% disseram ter interesse em aprender mais sobre como fazê-lo e, novamente, 62% está curioso para saiba mais detalhes sobre a origem das frutas e legumes. A pesquisa também mostrou que as crianças comem três porções de frutas e/ou verduras por dia, mesmo que metade o faça simplesmente porque são incentivadas pelos pais.

As 20 frutas e legumes que as crianças britânicas conhecem menos

Mas quais são as frutas e verduras menos conhecidas das crianças? Aqui estão os 20 principais produtos com os quais as crianças britânicas estão menos familiarizadas:

1. Beringelas
2. Romãs
3. Nectarinas
4. Cranberries
5. Tangerina Satsuma
6. Damascos
7. Kiwi
8. Limas
9. Ameixas
10. Mangas
11. Pêssegos
12. Amoras
13. Melão
14. Cerejas
15. Mirtilos
16. Limões
17 .Framboesas
18. Melancia
19. Pera
20. Abacaxi

Em suma, os motivos para investir mais em hortas escolares e educação alimentar são realmente muitos…

Graduada em mídia, comunicação digital e jornalismo pela Universidade La Sapienza, ela colaborou com Le guide di Repubblica e com alguns jornais sicilianos. Para a revista Sicilia e Donna, ela tratou principalmente de cultura e entrevistas. Sempre apaixonada pelo mundo do bem-estar e da bio, desde 2020 escreve para a GreenMe.