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‘Janeiro seco’: entenda o desafio que propõe ficar um mês sem álcool

‘Janeiro seco’: entenda o desafio que propõe ficar um mês sem álcool

Lançado em 2013, o ‘Dry January’, ou janeiro seco’, estimula adeptos a interromper consumo de álcool por um mês em prol de benefícios à saúde; entenda

Exagerou na bebida nas festas de fim de ano e colocou diminuir o álcool como meta na lista de resoluções para o novo ano? O Dry January, “janeiro seco” em português, pode ajudar a atingir os seus objetivos. Lançado em 2013, no Reino Unido, o desafio proposto pela organização Alcohol Change UK estimula os adeptos a interromper o consumo de bebidas alcoólicas por um mês em prol do bem-estar.

Em 2019, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Sussex relatou que 71% dos que participaram do “Janeiro Seco” relataram ter mais energia durante o dia e melhores noites de sono. A longo prazo, o desafio também reflete nos hábitos dos participantes. Em 2016, um estudo da Associação Americana de Psicologia mostrou que seis meses após o desafio, as pessoas passaram a beber menos um dia por semana e diminuíram uma dose cada vez que bebiam.

Para quem se interessar, a organização lançou o aplicativo Try Day para ajudar a completar o desafio. Disponível para Android e iOS, a ferramenta ajuda os usuários a monitorarem e definirem metas personalizadas.

Apesar de janeiro ser o foco, a Alcohol Change UK explica que o desafio pode ser iniciado em qualquer período do ano.

Origem do ‘janeiro seco’

A britânica Emily Robison foi a responsável pela criação do movimento. Em 2011, a ex-CEO da Alcohol Change decidiu cortar o álcool enquanto se preparava para correr uma meia maratona. Os efeitos da diminuição do álcool foram positivos: ela sentiu que dormiu melhor e teve mais energia para correr.

No ano seguinte, Robinson entrou para a organização e contou os efeitos que sentiu no seu corpo após parar de beber.

“Se tivéssemos mais gente dando um tempo na bebida em janeiro, teríamos um número maior de pessoas repensando sua relação com a bebida alcoólica após perceberem os benefícios. Você verá sua pele melhor, sua carteira mais cheia e seus dias mais produtivos. Também sentirá seus passos mais agitados, sua mente mais calma e as noites melhores”, explica a ex-CEO no site do projeto.

Em 2013, o desafio foi lançado com 4 mil participantes. Em sua 11ª edição, o Dry January já tem mais de 175 mil inscritos.

Desafio ganha adeptos no Brasil

Popular no Reino Unido e nos Estados Unidos, o “Janeiro Seco” ganhou adeptos brasileiros em 2024. Influenciadores e criadores de conteúdos têm compartilhado relatos do projeto de diminuir o consumo de álcool nas redes sociais.

Desafio não é para todos

Em seu site, a organização adverte que pessoas com dependência em álcool não devem entrar no desafio. Isso porque interromper abruptamente o consumo de bebidas alcóolicas pode trazer riscos à saúde. Se você sentir enjoo, tremores, ansiedade, dificuldade para dormir, entre outros sintomas, ao iniciar o desafio, o ideal é procurar uma ajuda profissional.