Anchor Deezer Spotify

Messi lança chuteira feita de garrafas e redes recicladas com venda revertida para projetos de conservação

Messi lança chuteira feita de garrafas e redes recicladas com venda revertida para projetos de conservação

Lionel Messi tem se mostrado um exemplo dentro e fora dos gramados. O argentino de 36 anos, que atualmente é atacante do Inter Miami, foi eleito o melhor jogador do mundo por oito vezes pelo prêmio Fifa The Best. Com 44 títulos conquistados, é o atleta com mais títulos oficiais na história do futebol.

E quando não está em campo, Messi também é show de bola! Embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 2010, durante a pandemia da covid-19 fez uma doação de 1 milhão de euros para ajudar no tratamento de pacientes com a doença na Argentina. Três anos antes criou a fundação que leva seu nome, que tem como objetivo levar o esporte e a edução para crianças e jovens de comunidades vulneráveis.

Agora, em uma nova ação, dessa vez na área ambiental, Messi se une à organização sem fins-lucrativos Join the Planet, e lança uma chuteira feita com materiais reciclados. Na verdade, ela é uma obra de arte, não para ser usada em campo, mas colecionada. É produzida a partir de redes de pesca, cordas e tampas de garrafas descartadas, coletadas no oceano em vários locais do mundo, como a Patagônia argentina.

A ideia do projeto é combinar arte, tecnologia e sustentabilidade. Parte do dinheiro obtido com a venda da chuteira – com certeza para os fãs mais abastados do craque, pois custa U$ 358, quase R$ 2 mil, será revertido para projetos de conservação ambiental, sobretudo, a restauração de ecossistemas naturais, com o rio Paraná, que banha sua cidade natal, Rosario.

A peça foi projetada com a colaboração do próprio Messi. A chuteira esquerda – o argentino é canhoto – é azul para reproduzir as cores dos rios, lagos e oceanos. Segundo a Join the Planet, o produto vem um selo de rastreabilidade, com o qual é possível saber onde o material reciclado foi coletado, a pegada de carbono de sua produção e o trajeto que ele percorreu até o consumidor.

Abaixo o vídeo divulgado por Messi em suas redes sociais com a chuteira reciclada: