Anchor Deezer Spotify

Gel que captura água do ar pode ser feito em casa com ingredientes fáceis de encontrar no mercado

Gel que captura água do ar pode ser feito em casa com ingredientes fáceis de encontrar no mercado

Um gel simples e barato de fabricar promete fazer a diferença na captação de água em regiões muito secas, onde não há cursos d’água perenes.

Um filme formado pelo gel de baixo custo, feito de materiais abundantes, consegue puxar a água do ar mesmo nos climas mais secos.

Um único quilograma do material, fabricado a um custo de cerca de R$10,00, produziu mais de 6 litros de água por dia em áreas com menos de 15% de umidade relativa do ar, e 13 litros em áreas com cerca de 30% de umidade relativa.

“Este novo trabalho é sobre soluções práticas que as pessoas podem usar para obter água nos lugares mais quentes e secos da Terra,” disse Guihua Yu, da Universidade do Texas em Austin, cuja equipe recentemente usou a mesma base tecnológica para criar uma pastilha que purifica um litro de água de rio em uma hora.

“Isso pode permitir que milhões de pessoas sem acesso consistente à água potável tenham dispositivos simples de geração de água em casa que possam operar facilmente,” acrescentou Yu, referindo-se à inovação mais recente.

Gel que captura água do ar pode ser feito em casa

Protótipo usado pela equipe para testar a eficiência da captura de água do ar.
[Imagem: Youhong Guo et al. – 10.1038/s41467-022-30505-2]

Gel para capturar água do ambiente

Os pesquisadores misturaram celulose comum de madeira com um ingrediente igualmente comum na cozinha, a goma konjac, ou glucomanan, para criar uma espécie de “esqueleto” hidrofílico (atração pela água).

A estrutura de poros abertos da goma acelera o processo de captura da umidade. O outro componente, a celulose, torna-se termorresponsiva com interação hidrofóbica (resistente à água) quando aquecida, ajudando a liberar a água coletada imediatamente, de modo que o consumo geral de energia para produzir a água seja minimizado.

Outras tentativas de extrair água do ar do deserto geralmente consomem muita energia e não produzem muito.

Embora os 6 litros produzidos pelo protótipo da equipe possam não parecer muito, eles podem fazer a diferença para uma família. Mais do que isso, porém, os filmes podem ser fabricados com maior espessura ou montados em leitos ou matrizes para aumentar a superfície de contato com o ar, escalonando rapidamente a quantidade de água produzida.

E, talvez melhor de tudo: O material sequer precisa ser comprado, podendo ser fabricado em casa.

“Isso não é algo que você precisa de um diploma avançado para usar,” disse a pesquisadora Youhong Guo, idealizadora da tecnologia. “É simples o suficiente para que qualquer pessoa possa fazê-lo em casa se tiver os materiais.”

Fabricar o filme exige apenas o precursor de gel, que inclui todos os ingredientes relevantes derramados em um molde. O filme resultante é flexível e pode ser moldado em diversos formatos e tamanhos, dependendo da necessidade do usuário.

Bibliografia:

Artigo: Scalable super hygroscopic polymer films for sustainable moisture harvesting in arid environments
Autores: Youhong Guo, Weixin Guan, Chuxin Lei, Hengyi Lu, Wen Shi, Guihua Yu
Revista: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 2761
DOI: 10.1038/s41467-022-30505-2