Anchor Deezer Spotify

Extinto há 70 anos, mais um guepardo morre na Índia durante reintrodução

Extinto há 70 anos, mais um guepardo morre na Índia durante reintrodução

A Índia não tem tido sucesso para reintroduzir guepardos no país depois que eles foram extintos ali há 70 anos.

Mais um animal – o sétimo – foi morto no Parque Nacional de Kuno, no estado de Madhya Pradesh, onde os guepardos que foram reintroduzidos têm ficado. A informação é da CNN.

Ao todo, quatro guepardos adultos e três filhotes morreram nos últimos meses no parque nacional indiano.

A vítima mais recente é o guepardo macho Tejas. Ele foi encontrado com ferimentos graves na parte superior do pescoço e os médicos não conseguiram salvá-lo.

Uma investigação está em andamento para entender como foi que ele sofreu os ferimentos.

Guepardo - Getty Images - Getty ImagesO plano de reintrodução de guepardos no país planeja trazer 100 animais do sul da África na próxima década

Imagem: Getty Images

Tejas foi um dos 12 animais que foram levados da África do Sul para a Índia no início deste ano.

Guepardos - Getty Images/500px - Getty Images/500pxAs populações de guepardos foram significativamente reduzidas devido à perda de habitat, à caça e aos conflitos com os humanos.

Imagem: Getty Images/500px

Essa mudança faz parte de um projeto histórico que começou em 2022, quando a Índia levou oito guepardos da Namíbia para lá.

Depois, em 2023, outros animais chegaram, dessa vez da África do Sul. Todos foram alocados juntos no parque nacional.

Guepardos - Getty Images - Getty ImagesAnteriormente, os guepardos percorriam livremente o Oriente Médio, a Índia central e a maior parte da África subsaariana.

Imagem: Getty Images

Em março deste ano, o país chegou a anunciar que um dos oito guepardos procedentes da Namíbia deu à luz a quatro filhotes. Mas isso não foi o suficiente para que a reintrodução fosse vista como um sucesso.

Guepardos - iStock - iStockA mortalidade de filhotes é alta tanto na natureza quanto em cativeiro.

Imagem: iStock

Mas, também em março, o guepardo fêmea vindo da Namíbia Sasha morreu de doença renal.

Em abril, a sul-africana Uday morreu devido a insuficiência cardíaca e poucas semanas depois, a também sul-africana Daksha morreu após um encontro violento com guepardos machos durante uma tentativa de acasalamento.

Guepardo - Frans Lanting/National Geographic Creative - Frans Lanting/National Geographic Creative

Em média, 30% de todos os filhotes nascidos sob cuidados humanos morrem dentro de um mês após o nascimento.

Imagem: Frans Lanting/National Geographic Creative

Logo em seguida, em maio, três filhotes de uma ninhada de quatro, nascidos de um guepardo fêmea da Namíbia chamada Siyaya, morreram em uma semana devido ao “calor, desidratação e fraqueza”, como informaram funcionários do departamento florestal da Índia.

Guepardo correndo no Quênia - Mike Powles/Getty Images - Mike Powles/Getty ImagesO guerpardo é o animal terrestre mais rápido do mundo. Ele pode atingir de 80 a 130 quilômetros por hora.

Imagem: Mike Powles/Getty Images

Após todas essas mortes, o ministro do Meio Ambiente indiano, Bhupender Yadav, disse que o governo assume a responsabilidade, no entanto afirmou que o projeto é um “grande sucesso”.

Guepardos - Jami Tarris/Getty Images - Jami Tarris/Getty Images‘É um projeto internacional e tínhamos antecipado a mortalidade’, afirmou o ministro do Meio Ambiente da Índia, Bhupender Yadav

Imagem: Jami Tarris/Getty Images

Agora, eles são encontrados em apenas 9% de sua área de distribuição histórica, com menos de 7.100 animais adultos e adolescentes na natureza, segundo a organização Cheetah Conservation Fund.

Guepardo na África do Sul - Jeff R Clow/Getty Images - Jeff R Clow/Getty ImagesAtualmente, os guepardos vivem principalmente no Quênia e Namíbia.

Imagem: Jeff R Clow/Getty Images

Para alguns especialistas indianos, trazer guepardos de volta poderia favorecer os ecossistemas do país e restaurar o habitat dos grandes gatos, o que também seria bom para outras espécies.

Guepardo - Getty Images/Mint Images RF - Getty Images/Mint Images RFOutros especialistas expressaram preocupação uma vez que afirmavam que não há alimento suficiente no parque nacional para os guepardos, o que poderia aumentar a competição por comida entre eles e outros predadores agressivos, como leopardos.

Imagem: Getty Images/Mint Images RF

Até o momento, apesar das mortes, a Índia não deu indícios de que vai interromper o programa de reintrodução de guepardos no país.