Anchor Deezer Spotify

Exposição a poluição do ar durante gravidez aumenta risco de contrair gripe

Exposição a poluição do ar durante gravidez aumenta risco de contrair gripe

Para evitar a forma grave da doença na gestação, pesquisadores da Universidade do Texas A&M recomendaram vacinação e o desenvolvimento de políticas públicas para reduzir a emissão de gases poluentes

A exposição a poluição do ar durante a gravidez aumenta o risco de a gestante contrair infecções respiratórias, diz estudo do Escola de Saúde Pública da Universidade Texas A&M, publicado em abril deste ano. A descoberta preocupa pois pesquisas anteriores já mostraram que gestantes são mais suscetíveis do que a população em geral a desenvolver formas graves de infecções respiratórias como influenza, vírus sincicial respiratório (RSV) e covid. No caso da gripe, grávidas tem 10 vezes mais risco de hospitalização pela doença do que mulheres não gestantes.

De acordo com a pesquisadora e autora do estudo Natalie Johnson, a poluição do ar afeta o sistema imunológico pulmonar, tornando os indivíduos mais suscetíveis a infecções virais. “Também sabemos que as grávidas correm maior risco de gripe grave”, disse a pesquisadora. “Surpreendentemente, porém, não havia nenhum estudo avaliando os efeitos combinados de gravidez, poluição do ar e gripe e foi o que fizemos”.

No estudo que realizou testes com ratos em laboratórios, os autores relatam que existem várias características fisiológicas que explicam a maior suscetibilidade de gestantes à infecção viral. Entre elas, estão o aumento do fluxo cardíaco e alterações imunológicas para proteger o feto em desenvolvimento.

De acordo com os pesquisadores, é essencial que grávidas, especialmente as que vivem em grandes cidades, sejam vacinadas contra gripe, covid, e outros vírus que provocam infecções respiratórias e que sejam elaboradas políticas públicas para reduzir a emissão de gases poluentes. “A poluição do ar é um problema de saúde global”, disse Natalie. “Estratégias para proteger os mais vulneráveis, como grávidas, são de alta prioridade para diminuir efeitos adversos graves à saúde.”

Esquema de vacinação contra gripe e covid na gravidez

Gripe (Influenza)

  • Doses: 1 anual; tomar todas as vezes que engravidar.
  • Quando tomar: qualquer fase da gestação (priorizando as campanhas sazonais).

Covid-19

  • Doses: 4, podendo ser Coronavac ou Pfizer. A bivalente (Pfizer) também é uma opção.
  • Quando tomar: em qualquer momento da gravidez, de acordo com o esquema vacinal individual.