Anchor Deezer Spotify

Especialista alerta sobre riscos das tatuagens de henna

Especialista alerta sobre riscos das tatuagens de henna

Comuns no verão, sobretudo no período de Carnaval, essas tattoos parecem inofensivas, mas não são. Vendidas como ideais para quem tem receio de realizar desenhos definitivos pelo corpo e realizadas até em crianças, elas podem provocar queimaduras severas.

Nas redes sociais, a imagem de uma tatuagem de henna em formato de libélula viralizou, após um jovem ter queimaduras na pele pelo uso do produto. O caso, entretanto, não é isolado e, por isso, requer atenção.

A dermatologista Gisele Bernstein explica que, na maioria dos casos, o produto pode estar adulterado. Com isso, as chances de ter uma reação alérgica são maiores.

— A henna é um corante que é composto de uma pasta feita da moagem de folhas secas da árvore de henna. Apesar das tatuagens de henna serem temporárias, algumas tintas de henna podem ser adulteradas com produtos químicos para aumentar a intensidade da cor ou prolongar a durabilidade. Esses produtos químicos, como a parafenilenodiamina (PPD), podem causar reações alérgicas graves, incluindo inchaço, coceira, vermelhidão e bolhas — afirma Bernstein.

No entanto, a especialista adverte que algumas pessoas podem ter uma sensibilidade individual, mesmo que o corante seja totalmente natural. Isso ocorre independentemente da qualidade da tinta.

— As reações surgem, em média, de quatro a dez dias após a aplicação, e a alergia inicialmente aparece como uma coceira e vermelhidão no local da tatuagem, podendo evoluir com inchaço, muitas bolhas e ardência. O tempo de duração desse sintomas varia e depende, principalmente, do tratamento adequado desta alergia — destaca a dermatologista.

Em caso de reações, Bernstein orienta a procura imediata de um médico. O tratamento depende da gravidade do quadro e pode ser feito com pomadas antialérgicas ou via oral para aliviar os sintomas. Apesar de ser popular, a recomendação final é evitar o uso do produto na pele.

— A melhor forma de evitar alergias à tatuagem de henna é evitar a exposição à esta substância. Isso significa: não fazer tatuagens de henna no futuro e evitar produtos que contenham henna — ressalta a especialista.

Vídeo de jovem reforça o alerta

Compartilhado no Instagram, um vídeo do empreendedor Vinícius Neckel reforça o alerta da médica. “Fui para Natal com as minhas melhores amigas e o pior aconteceu”, escreveu o rapaz na legenda do post, que viralizou. Nas imagens, Vinícius aparece com fortes reações a tatuagens de henna.

Em outra publicação, o empreendedor dividiu fotos detalhadas das lesões e desabafou: “Tatuagem de henna pode dar ALERGIA e resultar em queimaduras. Assim aconteceu comigo. Com sorte, desde o primeiro dia, na primeira coceirinha, meu namorado, que é cirurgião, entrou com medicamentos que ajudaram muito”.