Anchor Deezer Spotify

Considerado extinto na Turquia, leopardo-persa é reavistado em montanhas do país

Considerado extinto na Turquia, leopardo-persa é reavistado em montanhas do país

O leopardo-persa (Panthera pardus tulliana) também conhecido como leopardo-iraniano, leopardo-da-pérsia ou e leopardo-caucasiano, é a maior das subespécies desses felinos. Encontrado em regiões da Ásia ocidental, na Turquia ele teria sido levado à extinção devido à caça na década de 70. Teria. Depois de 50 anos, imagens obtidas por armadilhas fotográficas revelaram alguns indivíduos caminhando pelas montanhas da Anatólia.

O primeiro indício de que ainda havia uma pequena população de leopardos-persa aconteceu em 2019, quando câmeras flagraram um macho. Desde então, há novos registros da presença da espécie e acredita-se que eles vivam em quatro diferentes regiões.

Recentemente, o Ministério das Florestas e Agricultura da Turquia usou suas redes sociais para celebrar a redescoberta da espécie.

“Vimos mais uma vez o leopardo-persa, que provou sua presença em nosso país. Que sua geração aumente e se multiplique, que você sempre exista nesta terra. Continuaremos monitorando a espécie”, diz o comunicado.

Diferenças entre leopardos e onças-pintadas
Apesar de muito parecidos para os olhos dos leigos, leopardos e onças-pintadas são espécies distintas. Para começar essas últimas são maiores, podendo pesar pouco mais de 100 kg, e encontradas apenas nas Américas. Já o leopardo é um pouco menor, com média de 80 kg, e só são registrados na África e Ásia.

Especialistas explicam que, talvez justamente por sua distinção geográfica e no tipo de presas que buscam, esses animais possuem diferenças corporais, como por exemplo, dentes e mandíbulas mais e menos fortes.

Todavia, em seu ambiente natural, a onça é o maior dos felinos, no topo da cadeia alimentar. Já os leopardos convivem com leões no continente africano, ou seja, não são “os reis da selva”.

Considerado extinto na Turquia, leopardo-persa é reavistado em montanhas do país
Leopardo numa savana africana
(Foto: Jane Stroebel on Unsplash)


Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.