Conheça 3 hábitos que facilitam uma vida com menos desperdício

Conheça 3 hábitos que facilitam uma vida com menos desperdício

Veja dicas para te ajudar a aderir a um estilo de vida com menos produção de lixo

Já pensou em reduzir o desperdício na sua rotina? Essa é uma pergunta que pouca gente se faz, ainda, mas que pode gerar mudanças significativas para o planeta.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, só por lá foram geradas 292,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2018. No Brasil, esse número cai para 80 milhões de toneladas por ano – o equivalente a 1 quilo de lixo por dia e por pessoa, número ainda bem alto.

Três passos para começar a reduzir a produção de lixo na sua vida (Foto: Reprodução)
Três passos para começar a reduzir a produção de lixo na sua vida (Foto: Reprodução)

Na busca de reduzir essas estatísticas e colaborar para um consumo mais consciente e menor produção de resíduos, a arquiteta Carina Dal Fabbro ressalta que alguns hábitos simples podem ser adotados por cada um no dia a dia. São mudanças que traduzem um estilo de vida mais sustentável e em consonâncias com as necessidades atuais de nosso planeta.

“Há muito tempo, vários condomínios e até mesmo supermercados lançaram o sistema de lixo reciclado e separado entre orgânico, vidros, papéis e óleos, mas diante do acúmulo de materiais nos lixões e nas grandes cidades, isso ainda é pouco”, explica a arquiteta.

Veja abaixo três dicas para uma vida com menos desperdício:

1. Revise seus hábitos de consumo

Olhar para dentro e entender aquilo que pode ser ajustado nos seus hábitos de consumo é o primeiro passo para uma vida com menor desperdício. Repensar a quantidade de roupas que você realmente precisa é uma dica importante, e que pode evoluir para o conserto de roupas usadas e desafios de moda – como um armário-cápsula.

Conheça os desafios e benefícios do armário-cápsula (Foto: Getty Images/iStockphoto)
(Foto: Getty Images/iStockphoto)

A arquiteta também recomenda atenção às compras online, já que elas costumam vir acompanhadas de bastante plástico: “Prefira comprar presencialmente e leve suas próprias ecobags”. O delivery de alimentos também aumenta o número de sacolas e embalagens, então, utilize com moderação.

2. Reutilize e recicle tudo o que puder

Não tem como falar de redução de desperdício sem falar de reutilização e reciclagem. Antes de jogar qualquer item de casa no lixo, sempre se pergunte: isso não poderia ser reutilizado de outra forma, em um outro local?

A mesma linha de pensamento é válida para as embalagens de qualquer produto. “Priorize produtos com embalagens do tipo refil ou retornáveis, e sempre que possível as reutilize para guardar outras coisas”, aconselha Carina. Vale lembrar que, mesmo que caixas ou embrulhos reutilizáveis sejam um pouco mais caros, esses itens duram muito mais tempo e fazem valer o investimento.

Conheça 3 hábitos que facilitam uma vida com menos desperdício (Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

3. Aproveite os alimentos de forma completa

Avaliar a quantidade de comida que realmente precisamos comprar para a casa é sempre muito importante. Dessa forma, evitamos que alimentos acabem estragando no armário ou geladeira e acabem sendo descartados. Além disso, a arquiteta também recomenda que os alimentos sejam aproveitados de forma completa: “Procure novas receitas e use a criatividade”.

Por fim, o lixo orgânico gerado com restos de frutas e legumes, por exemplo, também pode ser utilizado em compostagens caseiras.