Confira benefícios proporcionados pela manga, a fruta da estação

Confira benefícios proporcionados pela manga, a fruta da estação

A manga ajuda a combater inflamações, fortalece o sistema imunológico e reduz riscos de doenças cardiovasculares

A estação das mangas está começando, o que significa aumento da oferta e, consequentemente, queda nos preços. A fruta tem muitos nutrientes – vitaminas A e C, potássio, polifenóis – e é rica em fibras, sendo uma excelente aliada da saúde.

Entre as propriedades da manga, estão o combate a inflamações, o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, a manga tem bastante frutose, que é o açúcar encontrado nas frutas. Quanto mais madura, mais frutose ela contém e, por isso, não é recomendada para os que estão em dietas de emagrecimento.

Versátil, a manga pode ser consumida de várias formas: em sucos, vitaminas, geleias, saladas e molhos.

Confira os principais benefícios da manga:
1. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

A manga é uma fruta excelente para combater a prisão de ventre. É rica em fibras solúveis que agem absorvendo água do trato digestivo e formando um gel que ajuda a regular a função intestinal.

2. Combate a gastrite

A manga possui na sua composição a mangiferina e a benzofenona – substâncias com ação antioxidante que têm efeito protetor para o estômago.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os polifenóis presentes na manga podem estimular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue e de hemoglobina glicada, um indicador de diabetes. No entanto, a fruta deve ser consumida de forma moderada e em pequenas porções se o objetivo for o controle do açúcar no sangue.

4. Tem ação anti-inflamatória

A mangiferina, o ácido gálico e a benzofenona presentes na manga têm propriedades muito úteis no tratamento de inflamações do intestino, como a colite ulcerativa ou doença de Crohn, pois reduzem a produção de substâncias inflamatórias, entre elas as prostaglandinas e as citocinas.

5. Tem ação antioxidante

Getty Imagesmanga-frutas-beneficios (11)_Easy-Resize.com

A vitamina C e os polifenóis possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos celulares. Assim, o consumo da fruta pode prevenir doenças associadas ao estresse oxidativo, como aterosclerose, infarto, derrame cerebral, diabetes e câncer.

6. Protege contra doenças cardiovasculares

As fibras solúveis presentes na manga ajudam na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias. Assim, a fruta colabora com a saúde vascular e ajuda a evitar infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

7. Fortalece o sistema imune

Getty Imagesmanga-frutas-beneficios (12)_Easy-Resize.com

A manga é rica em nutrientes como as vitaminas A, B, C, E e K e folato, que estimulam a produção dos glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções.

8.  Contribui para a saúde da pele

A manga tem vitamina C e A e antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno, importante para evitar a flacidez e as rugas.