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Primeiro submarino movido a energia limpa recolhe microplástico do oceano

Primeiro submarino movido a energia limpa recolhe microplástico do oceano

Uma frota desse submarino poderá garantir uma economia de até 27 toneladas de emissões de CO2 em seu ano inaugural de operação

Em setembro, o secretário de transporte britânico Grant Shapps anunciou 55 projetos vencedores de uma competição de P&D marítima ecológica. Com o valor de 23 milhões libras, a competição foi financiada pelo governo do Reino Unido na semana de transporte marítimo internacional de Londres. Entre eles estava o primeiro projeto de submarino sustentável do mundo.

A Competição de Demonstração Marítima Limpa (CMDC), parte do plano do Primeiro Ministro para a revolução industrial verde, apóia o desenvolvimento de tecnologia inovadora para alcançar o compromisso do governo de desenvolver navios com zero emissões operando comercialmente até 2025. A mudança criará centenas de empregos e colocará o Reino Unido como líder mundial em transporte marítimo limpo.

Submarino Verde

O submarino ‘líquido positivo’ totalmente automatizado, apelidado de Esmeralda01, é totalmente movido a hidrogênio verde e bateria. O submarino pode ajudar a limpar os oceanos ao coletar microplásticos durante o transporte de cargas.

O Esmeralda01 possui um sistema de filtração de microplásticos trifásico. A Oceanways, sua desenvolvedora, está preparando o submarino para sua rota piloto entre Glasgow, Escócia, e Belfast, Irlanda do Norte.

De acordo com a Oceanways, uma frota desses submarinos poderia garantir uma economia de até 27 toneladas de emissões de CO2 em seu ano inaugural de operação, com uma meta geral de reduzir 300 milhões de toneladas de CO2 à medida que a frota cresce.

O primeiro submarino verde do mundo come plástico durante o transporte de cargas
Imagem: divulgação

Dhruv Boruah, fundador e CEO da Oceanways, enfatizou:

O tempo está se esgotando e é imperativo não nos contentarmos com 1% a mais de eficiência em um sistema existente, mas, em vez disso, repensar radicalmente para criar soluções inovadoras.

Não é apenas #JetZero. A Oceanways montou uma equipe de classe mundial para ser pioneira no #SubZero, criando o novo mercado de sistemas de transporte subaquático positivo com submarinos de carga com emissão zero como uma ferramenta inovadora para descarbonizar o transporte e limpar o oceano.

Totalmente elétrico

Outro dos projetos vencedores inclui um ponto de carga totalmente elétrico conectado a uma turbina eólica offshore. Esses pontos de carga irão abastecer barcos elétricos usando energia 100% renovável gerada pela turbina, oferecendo economia potencial de 131.100 toneladas de emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) por ano. Isso equivale a remover mais de 62.000 carros das estradas!

Semelhante aos pontos de carregamento de carros elétricos à beira da estrada, estes operariam por controle semiautomatizado, o que significa que os marinheiros podem ancorar sua embarcação no ponto de carregamento da turbina eólica, conectá-los, recarregá-los e então navegar para longe.

O primeiro submarino verde do mundo come plástico durante o transporte de cargas
Imagem: divulgação

Paul Cairns, Diretor Executivo da MJR Power & Automation, comentou:

Estamos muito satisfeitos por termos sido selecionados como um dos vencedores da Competição de Demonstração Marítima Limpa, que nos permitirá demonstrar nossa tecnologia líder mundial para carregamento offshore de embarcações e nosso compromisso em apoiar a descarbonização das operações marítimas.

O apoio do Departamento de Transporte (DfT) e da InnovateUK são cruciais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2050, e estamos orgulhosos de receber esse apoio.

Metas de descarbonização

Quando Shapps anunciou os vencedores em Greenwich, o coração da marinha britânica, ele destacou que esta é a mais recente em um conjunto de iniciativas governamentais para reduzir as emissões no setor. Além disso, o governo se junta a outras nações no apoio a uma meta de zero emissões até 2050.

Shapps adicionados:

Como uma orgulhosa nação insular construída com base nas nossas proezas marítimas, é justo que lideremos pelo exemplo quando se trata de descarbonizar o setor e reconstruir de forma mais verde. Esses projetos mostram o melhor da inovação britânica, revolucionando a tecnologia e a infraestrutura existentes para reduzir as emissões, criar empregos e nos levar um passo mais perto de nossas metas de descarbonização.

Enquanto isso, o Ministro da Marinha, Robert Courts, dá as boas-vindas à abertura do terminal de cruzeiros mais ecológico do Reino Unido, o Horizon Cruise Terminal, no principal porto de recuperação de cruzeiros da Europa – o Porto de Southampton. O Horizon Cruise Terminal é o primeiro desse tipo. Ele usa cobertura de painel solar e carregamento de energia limpa para navios elétricos – abrindo caminho para um cruzeiro mais ecológico.

Robert Courts, o Ministro Marítimo, disse:

À medida que o setor de cruzeiros se recupera da pandemia, é vital que nossos compromissos ambientais estejam no centro de tudo o que fazemos.

Construir infraestrutura verde de última geração nos terminais de cruzeiros nos ajuda a avançar em direção a cruzeiros mais limpos, criando mais espaços para esses navios atracar e nos colocando no caminho certo para atingir a meta de zero emissões até 2050.

Futuro mais verde para todos os transportes

Simon Edmonds, vice-presidente executivo e diretor de negócios da Innovate UK, disse:

Desta competição, vimos um nível de demanda muito alto; vimos o melhor das ideias britânicas de todo o país. Portanto, está claro que o Reino Unido não apenas tem uma grande história marítima, mas também um futuro mais brilhante e mais verde.

O primeiro submarino verde do mundo come plástico durante o transporte de cargas
Imagem: divulgação

As iniciativas baseiam-se nos compromissos anteriores do governo delineados no Plano de Descarbonização dos Transportes para descarbonizar todo o sistema de transporte do Reino Unido, ou seja, todas as formas de transporte. Além disso, o programa visa explorar a criação de uma função dedicada à produção de construção naval de emissão zero e P&D para viagens de navios autônomos sob a costa do Reino Unido.