Anchor Deezer Spotify

Como ensinar seu filho sobre conservação ambiental por meio dos animais de estimação

Como ensinar seu filho sobre conservação ambiental por meio dos animais de estimação

Ter um bichinho em casa pode ser uma ótima oportunidade de as crianças aprenderem, na prática, a importância de cuidar da natureza e preservar o nosso planeta

Os animais de estimação podem ser grandes aliados no desenvolvimento das crianças. Vários estudos já comprovaram que ter um bichinho em casa na infância ajuda na socialização, fortalece o sistema imunológico, melhora o sono… e ainda ajuda os pequenos a aprenderem sobre a importância de cuidar do nosso planeta.

“A criança é um livro em branco. É na infância que ela começa a criar consciência ambiental e ter interesse pelo funcionamento da natureza, dos animais… Por isso, nós precisamos aproveitar esse gosto natural que elas têm pelos bichos, para criar um diálogo sobre a importância de cuidar do meio ambiente”, explica Diego Sanchez, biólogo, educador ambiental e proprietário da SOS Ambiental (SP).

Ajudar os pequenos a desenvolver esse senso de cuidado com o planeta é um papel de toda a família e um exercício que deve ser praticado diariamente. Segundo a psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes (SP), se bem aproveitada, essa é uma chance de ensinar habilidades socioemocionais positivas que a criança levará por toda a vida.

“Ter um animal de estimação dá muitas oportunidades para que a gente ensine nossos filhos, na prática, sobre aceitar os limites do outro, ter responsabilidade e desenvolver uma relação de respeito não só com outros animais, mas também com outras pessoas. E a gente pode fazer isso em pequenos momentos da rotina, como na hora de dar comida para o bichinho, levar para passear…”, diz.

Criança brincando com cachorro, animal de estimação (Foto: Kai-Chieh Chan/Pexels)
(Foto: Kai-Chieh Chan/Pexels)

A escolha do bichinho

A chance de introduzir assuntos sobre conservação do meio ambiente e cuidado com os animais começa já na hora de decidir se a família está preparada ou não para receber um bichinho de estimação em casa. Depois de os adultos analisarem bem e chegarem à conclusão de que é possível encaixar um pet na dinâmica da família, é hora de conversar com as crianças sobre como essa novidade mudará a rotina de todos.

“Antes de comprar ou adotar um bichinho, é legal levar a criança para bater um papo com o veterinário, para entender que cuidados aquele animal em específico vai precisar. Os pais precisam passar para o filho essa nova dinâmica e explicar que novos afazeres e responsabilidades passarão a existir. Devemos ensinar que o cuidado com o bichinho e com a natureza é o mesmo que você teria com uma pessoa, tem que dar amor, carinho, atenção”, lembra Diego.

Os cuidados diários

Dar comida, colocar o potinho com água, levar para passear, recolher o xixi e o cocô… É no dia a dia dos cuidados que seu filho terá a oportunidade de exercitar seu senso de responsabilidade. Para a psicóloga infantil Ana Flávia Fernandes (SP), é preciso explicar o que significa cuidar e mostrar que, assim como acontece com a natureza, cuidar de um pet é um trabalho coletivo.

“Não adianta colocar um bichinho dentro de casa e esperar que a criança aprenda sozinha o que fazer ou como cuidar. Os pais precisam criar um canal de diálogo e supervisionar sempre, reforçando o motivo de o bichinho ter entrado para a família e o que precisa ser feito por todos para que ele continue ali”, diz.

O contato com a natureza

Ter um pet também é um atalho para que a criança possa experimentar mais momentos ao ar livre e de contato com a natureza. “Podemos aproveitar esses momentos para introduzir outros assuntos. A educação ambiental começa com temas que já fazem parte da experiência da criança. Em passeios no parque, em trilhas, podemos falar sobre a importância das árvores, de cuidar das florestas”, conclui Diego.

Fontes: Diego Sanchez, biólogo, educador ambiental e proprietário da SOS Ambiental (SP); Ana Flávia Fernandes, psicóloga infantil (SP)