Anchor Deezer Spotify

Ed Sheeran e Coldplay: artistas adotam medidas em turnês para ajudar o planeta

Ed Sheeran e Coldplay: artistas adotam medidas em turnês para ajudar o planeta

Britânicos anunciaram mudanças em hábitos e processos de produção de seus shows para diminuir o impacto no meio ambiente

Um dos maiores astros da música, Ed Sheeran está cada vez mais atento às questões climáticas e o cantor está trazendo atitudes sustentáveis para dentro de sua carreira. O britânico de 30 anos de idade anunciou, no final do ano passado, que comprou diversos terrenos no Reino Unido para seu projeto de replantar árvores no país.

“Estou tentando recuperar o máximo possível do Reino Unido. Eu amo meu condado e amo a vida selvagem e o meio ambiente (…). Sinto que vou ter minha cabeça arrancada sempre que disser isso, pois meu trabalho não é extremamente sustentável quando vou tocar nas cidades, mas estou tentando o meu melhor”, afirmou Sheeran, para a BBC Radio London.

O plano de Sheeran acontece após as grandes gravadoras, Sony Music, Universal Music e Warner Music, assinarem um pacto para diminuir a emissão de carbono. Para a sua turnê de 2022, Sheeran também decidiu diminuir o uso de aviões. Em parceria com a VW, o cantor irá usar uma van elétrica para viajar até as cidades onde irá tocar. A série de shows começa em abril, em Dublin, e termina na Alemanha, em julho.

Ed Sheeran — Foto: Getty Images

Ed Sheeran — Foto: Getty Images

Além do projeto de replantação e da van elétrica que será usada na turnê, Sheeran também já fez outras mudanças de hábitos em sua rotina. O cantor possui uma colméia em casa, o que ajuda na polinização da região onde vive. Durante o isolamento, devido à pandemia de Covid-19, o cantor e a mulher, Cherry Seaborn, montaram uma estufa em casa, de acordo com o The Sun. Apaixonados por comida orgânica, eles plantam diversos alimentos como cebola, alface, repolho, cenoura, entre outros.

Outro artista que está tomando medidas para diminuir o impacto na natureza é o Coldplay. A banda liderada por Chris Martin anunciou que a turnê de 2022 terá uma diminuição de 50% na emissão de gás carbônico. Eles também financiarão estudos e projetos de tecnologia que emitem menos carbono do que a série de shows.

Torne o passeio o mais benéfico possível para o meio ambiente, financiando um portfólio de projetos baseados na natureza e na tecnologia e extraindo significativamente mais CO2 do que o passeio produz. “Vamos adaptar nossas operações de turnê para minimizar as emissões, alinhados com as melhores práticas”, diz o site do grupo voltado ao projeto.

O Coldplay também se comprometeu a plantar uma árvore para cada ingresso vendido. Para as apresentações, eles usarão sistemas de energia solar e combustíveis sustentáveis, como o HVO (óleo vegetal hidratado, na tradução livre). Em parceria com a BMW, eles desenvolveram uma bateria recarregável, que irá fornecer energia para o show de maneira renovável.

“Nós podemos abastecer a bateria com múltiplas fontes, como óleo de cozinha usado em restaurantes, energia solar, energia cinética dos fãs, entre outros”, diz o site. A energia cinética citada será feita pela movimentação dos próprios fãs. A banda irá instalar um sistema cinético no chão dos estádios para captar a energia produzida pelos passos, pulos e danças do público.

Para compensar as viagens de avião na turnê, o Coldplay se comprometeu a pagar uma taxa extra para usar um combustível de avião sustentável, que pode reduzir as emissões em até 80% em comparação ao combustível de avião padrão. No palco, as estruturas usadas serão de materiais leves, reutilizáveis e recicláveis. As pulseiras de LED usadas pelos fãs serão produzidas de materiais vegetais. Entre as outras medidas adotadas pela banda estão o uso de equipamentos de som e vídeo de LED e efeitos especiais com materiais biodegradáveis.