Anchor Deezer Spotify

Como a demanda por práticas sustentáveis impulsiona a economia circular

Como a demanda por práticas sustentáveis impulsiona a economia circular

Inúmeros estudos e publicações já concluíram que mais de 20 milhões de toneladas de resíduos provenientes de polímeros acabarão nos oceanos até 2030. O volume equivale a 11% de todo resíduo plástico gerado globalmente. É como se a cada 10 copinhos de água usados na firma, um fosse parar no mar.

Muita gente acredita que o problema do excesso de plásticos seria facilmente resolvido simplesmente com a proibição deste material, desconsiderando a praticidade e as inúmeras vantagens que ele apresenta e, principalmente, não levando em consideração a importância da educação ambiental e todo o potencial que pode ser vastamente explorado com a economia circular.

Isso quer dizer que, na verdade, o problema não está no produto em si, mas na forma como ele é descartado. Isso, por sua vez, dá um incentivo à iniciativa privada para modernizar seu modo de produção, com benefícios para toda a sociedade e para os negócios.

De fato, inúmeras empresas montaram departamentos exclusivos para desenvolver embalagens sustentáveis. Com alguns exemplos, podemos falar da Ambev, que reduziu em 15% o uso de plástico filme nas embalagens, em 6,5% o peso das tampinhas e aumentou em 45% o volume de materiais reciclados em garrafas PET. A Nestlé já aboliu os canudos plásticos das caixinhas de Nescau pronto. No Brasil, a Braskem criou o Cazoolo, centro de desenvolvimento de embalagens para a economia circular.

Hands with garbage and symbol of recycling on color background

E os copinhos plásticos que falamos no início deste artigo?

Em todo mundo, existem inúmeras iniciativas de reaproveitamento deste material. No Brasil, umas das mais relevantes é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, que nasceu com o objetivo de fomentar a importância do descarte correto de um resíduo 100% reciclável e tão utilizado no dia a dia das organizações.

Criado em 2018, o programa é uma parceria entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio da empresas Altacoppo, Copobras e Unigel e Innova não só para promover a reinserção do plástico de uso único na cadeia de consumo, mas também para disseminar informações e práticas sustentáveis junto a companhias de diferentes perfis e setores da economia.

Na prática

A Dinâmica Ambiental disponibiliza o recolhimento apropriado dos copos descartados diretamente nas empresas e estabelecimentos comerciais que fazem parte do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis e os encaminha para recicladoras parceiras, onde serão transformados em resina para a fabricação de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros. Durante este processo também são coletados dados sobre a geração de resíduos, índices de reciclagem e melhor valorização dos materiais.

Mais do que valorizar os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e da sustentabilidade, o programa também realiza treinamentos com os colaboradores sobre o procedimento ideal para o destino correto de copos plásticos após o uso e oferece consultoria para auxiliar na redução de custos e na melhor gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos.

Mais de 80 empresas de todos os segmentos de mercado fazem parte desta importante iniciativa que já coletou mais de 30 milhões de copos e a meta é continuar atuando junto a companhias de todos os segmentos, engajando cada vez mais parceiros e apoiadores.

Como vimos, a tendência é a indústria desenvolver soluções que, finalmente, vão livrar os oceanos e os aterros do volume absurdo de resíduos plásticos descartados de forma inadequada. O que precisamos é de educação e consciência ambiental, afinal, o meio ambiente tem pressa! Para fazer parte do programa, entre em contato com a equipe pelo telefone (11) 4056-3365 ou e-mail dinamica@dinamicambiental.com.br.