Comida desperdiçada no Brasil poderia alimentar 12 milhões de pessoas

Comida desperdiçada no Brasil poderia alimentar 12 milhões de pessoas

Aprenda como evitar o desperdício de alimentos com hábitos simples

Enquanto cerca de 19 milhões de brasileiros estão passando fome, o desperdício de comida no país poderia alimentar 12 milhões de pessoas por ano. Estes são dados de dois estudos publicados em 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. E mostram que o desperdício de alimentos é um grave problema ambiental e social que precisamos combater com urgência.

“As pessoas não têm consciência do quanto desperdiçam e do quanto poderiam não desperdiçar. Com isso, nossos recursos naturais vão se esvaindo e, por outro lado, muita gente segue passando fome”, lamenta a nutricionista Renata Valentini, embaixadora do movimento Stop Food Waste Day, realizado pela quarta vez no Brasil, com o intuito de contribuir com a educação e sensibilização para redução de desperdício alimentar.

desperdício de alimentos
Foto: Stop Food Waste Day Brasil

A campanha conta com uma série de ações nas redes sociais (@stopfoodwastedaybrasil) durante todo o mês para impactar fornecedores, clientes, colaboradores e a sociedade em geral sobre a necessidade de reduzir o desperdício de alimentos.

O Dia D aconteceu na última quarta-feira, 27 de abril, com uma programação online intensa, composta por debates e reflexões sobre toda a cadeia de alimentos do país com o foco em novas alternativas para redução de perdas e de melhor aproveitamento.

Renata ressalta a importância do comprometimento de cada um com a causa. “Não tem como co-criar um mundo diferente do que temos hoje, se a gente não faz diferente na nossa casa. Não adianta querer viver em um mundo sem fome, pleno e em abundância, se temos uma rotina que vai na contramão disso tudo. O movimento Stop Food Waste Day é muito importante para que corações sejam tocados e a transformação seja feita dentro da nossa vida, ensinando outras pessoas por inspiração”, pontua.

Como evitar o desperdício de alimentos?

desperdício de alimentos food to save
Foto: Facebook | Food to Save

Existem alguns hábitos simples que podem fazer uma grande diferença o combate ao desperdício de comida na nossa casa, como aproveitar integralmente os alimentos nas receitas, programar bem as compras e não colocar no prato mais do que consegue comer.

Para ajudar quem quer parar de jogar comida fora, Daniela Leite e Cláudia Cavalcante, fundadoras do Comida Invisível, lançaram um guia em parceria com o portal YAM que pode ser baixado gratuitamente e consultar ao longo do dia, do momento em que planeja as compras até a hora de desligar o fogão.

Entre as lições que o guia traz está consumir os alimentos da estaçã. Para ajudar nesta escolha, o guia tem uma tabela completa com frutas e hortaliças de cada estação para serem priorizadas na hora das compras.

Para baixar o guia, clique AQUI.

desperdício de alimentos
Imagem: YAM