Com que frequência a tigela de comida e de água do seu cachorro deve ser limpa?
É comum tutores se esquecerem de cuidar dos potes dos animais de estimação; especialista afirma que isso leva a circulação de bactérias
O ambiente onde moram os animais de estimação deve ser limpo constantemente para que doenças não sejam propagadas. Mas é comum que os tutores se esqueçam de cuidar de um objeto em específico: a tigela de comida e água dos pets. Entretanto, de acordo com recomendações de especialistas, é necessário lavar o pote todos os dias para mantê-lo seguro.
“Lavá-los com água quente e sabão e uma escova de limpeza diariamente é uma boa ideia”, explicou o veterinário Sean McCormack ao jornal britânico The Mirror.
“Separe os utensílios de lavagem de animais de estimação dos seus próprios, devido ao risco de contaminação cruzada de bactérias. Nossos animais de estimação podem lidar bem com algumas delas, mas podem causar doenças em humanos”, acrescentou.
Uma pesquisa realizada no ano passado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), agência federal dos dos Estados Unidos, mostrou que cerca de 22% dos tutores costumam limpar o pote de comida dos animais de estimação apenas uma vez por semana; 18% deles, a cada três meses ou nem isso.
De acordo com o estudo, isso “pode representar riscos significativos para a saúde dos animais de estimação e das pessoas” em razão da circulação de bactérias nocivas aos seres humanos.
“Assim como nós não comeríamos repetidamente de um mesmo prato com restos de comida, nossos animais de estimação também não deveriam. Resíduos de comida podem levar ao crescimento de bactérias ao longo do tempo, e algumas dessas bactérias podem ser potencialmente prejudiciais não apenas para nossos animais de estimação, mas também para nós mesmos”, disse McCormack, que ainda considerou que muitos deles não têm a saúde bucal adequada.