Anchor Deezer Spotify

Com projeto inédito de economia circular, Intel quer contribuir para descarte correto de eletrônicos

Com projeto inédito de economia circular, Intel quer contribuir para descarte correto de eletrônicos

Em parceria com a Circular Brain, plataforma Recicla PC busca beneficiar o descarte ambiental correto de eletrônicos antigos, disponibilizando ainda descontos na compra de um novo PC

Estima-se que cada pessoa no planeta produz, em média, 7,6 kg de lixo eletrônico ao longo de um ano, o que significa que 57,4 milhões de toneladas são geradas anualmente em todo o mundo. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 17,4% desse lixo eletrônico, contendo uma mistura de substâncias nocivas e materiais preciosos, são devidamente coletados, tratados e reciclados.

Pensando em reverter esse cenário, a Intel e a Circular Brain, empresa que desenvolve soluções para a economia circular, criaram uma plataforma online onde o consumidor brasileiro poderá realizar o descarte ambiental correto de seu computador antigo, ao mesmo tempo em que ganha descontos especiais na compra de um produto novo.

Chamado “Recicla PC”, o projeto está disponível no Brasil inteiro e promete oferecer descontos de até R$ 1.340 na compra de um novo produto.

Sustentabilidade não é um assunto novo para a Intel: sempre tivemos uma área de responsabilidade corporativa e de governança muito forte, com mais de 20 anos de atuação. Recentemente, lançamos nossas metas 2030, em que nos esforçamos para criar um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável, possibilitado por meio de nossa tecnologia e da experiência de nossos funcionários. Agora, estamos ampliando nosso impacto em parceria com outras empresas do setor de tecnologia e além, incluindo governos, ONGs e formuladores de políticas, para enfrentar os principais desafios globais”, afirma Giovana Gaiolli, gerente de Marketing da Intel Brasil.

Economia circular propõe que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para a própria, ou para outras indústrias — Foto: Reprodução

Economia circular propõe que os resíduos de uma indústria sirvam de matéria-prima reciclada para a própria, ou para outras indústrias — Foto: Reprodução

O projeto consiste em um site onde o consumidor pode entrar e preencher um cadastro com informações pessoais e sobre o PC que possui e deseja descartar. A meta é que o programa ajude a atingir um volume de 20 mil equipamentos enviados para descarte correto no primeiro ano do site, que conta com a parceria de marcas e varejistas disponibilizando produtos com descontos especiais para quem fizer a devolução de seu antigo.

“A parceria surgiu com a intenção de digitalizar uma prática corriqueira no mercado de computadores que é o trade in, que sempre foi offline, pontual, localizado e com descontos pouco atrativos. Com a plataforma Recicla PC, todo o processo de avaliação do usado é feito online e o consumidor pode postar seu computador usado em qualquer cidade do país. Além de incentivar a atualização tecnológica, temos a certeza de que o produto usado terá um destino correto, colaborando com a economia circular e meio ambiente. É uma solução perfeita para quem tem um notebook antigo e quer comprar um novo”, aponta Fernando Perfeito, cofundador e Chief Growth Officer (CGO) da Circular Brain.

Nessa primeira fase da ação, serão aceitos para descarte computadores desktop, notebooks e all in one (tudo em um) de qualquer marca, processador e configuração. A ideia é que, futuramente, outros itens eletrônicos também possam participar do programa. Uma vez cadastrado o produto, o site retornará com o máximo de desconto já aplicado nas opções de produtos disponíveis para compra.

Após realizar o cadastro, basta levar o PC antigo até um dos mais de 11 mil pontos de entrega do projeto espalhados pelo Brasil. Esse sistema de pontos de retirada, segundo a Circular Brain, gera menos impacto ao reduzir a emissão de CO2 e o número de veículos em rota, diminuindo os níveis de trânsito e poluição sonora relacionados ao transporte.

A plataforma tecnológica Recicla PC, conforme a Intel, garante que os computadores usados terão o destino ambientalmente correto, uma vez que serão enviados para recicladores normatizados. Estes recicladores farão o processo de recondicionamento e verificarão as possibilidades para conserto e revenda da máquina, reaproveitamento de peças do PC ou reciclagem dos itens.