Anchor Deezer Spotify

Campanha vai coletar e reciclar geladeiras e freezers em São Paulo

Campanha vai coletar e reciclar geladeiras e freezers em São Paulo

A iniciativa vai atender moradores da cidade de São Paulo e da região metropolitana, além de algumas cidades do interior do estado.

A Dow, em parceria com Instituto Akatu e a Indústria Fox, realiza a campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo”, com foco na reciclagem de geladeiras e freezers usados. Com investimento de mais de R$ 1 milhão, a iniciativa tem como objetivo acrescentar valor às espumas de poliuretano (PU) no fim da vida útil e evitar que esses materiais sejam descartados em aterros ou incinerados, fomentando a circularidade e o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde está sendo realizada.

A campanha teve início em maio com atendimento para a região de Jundiaí e cidades próximas (Itu, Itupeva, Cabreúva, Salto e Valinhos). Com a expansão, recente, da logística reversa, a campanha Reuse passa a atender moradores da cidade de São Paulo e da região metropolitana, além de importantes centros urbanos no interior paulista, como Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Limeira e Bragança Paulista, entre outros.

A coleta gratuita de freezers e geladeiras pode ser agendada no site ou pelo telefone/WhatsApp (11) 4671-0531. Além disso, o aparelho destinado para a reciclagem garante um cupom de desconto no valor de R$ 150, para a compra de um aparelho remanufaturado na loja online parceira da iniciativa.

Parceiros de Reuse

A Indústria Fox, situada em Cabreúva (SP), é a responsável pela coleta e reaproveitamento de peças e materiais dos eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, descartados. A empresa é pioneira no Brasil em manufatura reversa e atua na desmontagem de aparelhos antigos, reciclagem dos componentes e destruição dos gases CFC (Clorofluorocarboneto), o que contribui para o combate ao aquecimento global e possibilita a proteção da camada de ozônio.

O Instituto Akatu coordenará iniciativas de sensibilização e comunicação do projeto em escolas, nas organizações da sociedade civil locais, junto aos consumidores e à cadeia de reciclagem. O objetivo dessas ações, que estão em fase de desenvolvimento e serão realizadas em parceria com prefeituras, consiste em ampliar a mobilização sobre a gestão de resíduos e divulgar os impactos do descarte incorreto dos aparelhos.