Anchor Deezer Spotify

Brinquedos, roupas e obras de arte de pontas de cigarro coletadas na rua e nas praias

Brinquedos, roupas e obras de arte de pontas de cigarro coletadas na rua e nas praias

Brinquedos, pinturas e outras obras de arte feitas com pontas de cigarro abandonadas nas ruas do país. Estes são os projetos de associações e jovens de todo o mundo que pretendem dar uma nova vida a um dos resíduos mais comuns encontrados no meio ambiente.

Em todas as épocas do ano as pontas de cigarro são abandonadas por todo o lado, mas o destaque fica por conta do verão onde as pontas de cigarro invadem as praias. Embora o tamanho possa enganar, os filtros de cigarro poluem o solo e os oceanos mais do que os plásticos descartáveis.

Os filtros são feitos de plástico não biodegradável e substâncias tóxicas que, ao se decompor, são dispersas no ecossistema na forma de microplásticos perigosos. Essas não só acabam sendo ingeridas pela flora marinha e terrestre, causando sua morte, como impedem que as sementes germinem. É por isso que eles, os cigarros, estão no centro de muitas iniciativas internacionais de conscientização ambiental.

Em Tel Aviv existem, por exemplo, os caras da Clean The Butts , literalmente “limpa as pontas”, uma associação que se reúne na costa da capital israelense, mas não só, para coletar pontas de cigarro e transformá-las em esculturas.

Depois, há também itens a serem exibidos como esta jaqueta, cujo peito é “embelezado” com pontas de cigarro.